Facebook lança oficialmente a Libra, sua própria criptomoeda

Moeda digital tem parceria com gigantes como Mastercard, PayPal, Uber e Spotify e poderá ser usada pelo Messenger e WhatsApp.

661

O Facebook revelou nesta terça-feira (18) oficialmente sua própria criptomoeda, chamada Libra, prometendo um sistema seguro de pagamento baseado em blockchain apoiado por ativos sólidos e projetado para usuários comuns. Com o anúncio, a rede social também apresentou uma série de grandes parceiros que farão parte do projeto, como Mastercard, PayPal, Uber e Spotify.

Segundo a empresa, estes parceiros ajudarão a criar um sistema “seguro, escalável e de credibilidade confiável”. O Facebook afirmou também que a rede que sustenta a sua moeda digital será governada pela Associação Libra, uma organização independente sem fins lucrativos com sede em Genebra.

Além disso, para separar os “dados sociais e financeiros”, o Facebook vai criar uma subsidiária regulada, chamada Calibra.

Esta nova companhia irá lançar sua própria wallet, que será usada para estocar a Libra e fazer pagamentos e transferências. O Facebook afirmou que a nova criptomoeda estará disponível em 2020 em seus serviços do Messenger e WhatsApp, além de também um aplicativo independente. Este projeto teve início no ano passado, sob liderança do ex-presidente do PayPal, David Marcus.

Nos últimos dias, os rumores sobre o lançamento da Libra agitou o mercado de criptomoedas, ajudando o Bitcoin e superar a marca dos US$ 9 mil, além de fazer as ações do Facebook subirem forte. Segundo o Facebook, a Libra pode ser usada para fazer transações financeiras diárias, como pagar contas, fazer compras e pagar pelo transporte público. Vale lembrar que o Brasil não deve se enquadrar neste sistema no início e ainda não há detalhes de quais países aceitarão a Libra nesta primeira fase do projeto.

Fonte: Infomoney

Comentários