Samsung apresenta protótipo de celular dobrável; conheça o Infinity Flex

383

Em um evento realizado nos Estados Unidos nesta quarta-feira, 7, a Samsung apresentou seu primeiro protótipo de smartphone dobrável. O Infinity Flex é o conceito de tela flexível da empresa, que deve entrar em produção em massa nos próximos meses.

A Samsung apresentou um conceito de celular dobrável pela primeira vez em 2014. Desde aquela primeira demonstração, a empresa tem mantido o desenvolvimento do dispositivo relativamente em segredo, mas nesta quarta mostrou seu primeiro protótipo funcional.

O Infinity Flex é o nome da tecnologia de display dobrável que a Samsung espera colocar em smartphones próprios e também em aparelhos de clientes corporativos do futuro (vale lembrar que Apple e Google são algumas das empresas que compra displays da Samsung).

Fechado, o dispositivo com Infinity Flex funciona como um smartphone de tela pequena na “capa”. Aberto, o aparelho funciona como um tablet de 7,3 polegadas. Esta é a ideia, pelo menos, já que a Samsung se limitou a destacar a tecnologia da tela, sem informar quando vai lançar um produto com ela.

Aberto, o Infinity Flex também tem suporte a até três aplicativos simultâneos por meio da nova interface One UI, que vem para substituir a Samsung Experience e a TouchWiz que otimiza o Android em celulares Galaxy atuais.

O Google também anunciou nesta quarta que o Android agora tem suporte nativo a telas dobráveis. A empresa já permite que desenvolvedores testem aplicativos com o novo formato de dispositivo, e a Samsung deve lançar um emulador para o Infinity Flex “em breve”. Além disso, um executivo do Google revelou ao Android Police que o celular dobrável da Samsung sai em 2019.

A Samsung apresentou ainda uma espécie de “calendário” que coloca os displays dobráveis como sucessores das telas com entalhe, que devem começar a ser fabricadas pela companhia no próximo ano. Depois disso, a empresa espera criar displays “enroláveis” e até maleáveis.

Tudo isso ainda está muito longe de se tornar realidade, porém. Uma startup chinesa apresentou recentemente o primeiro dobrável do mundo, o Royole FlexPai, que, ao contrário do Infinity Flex, tem um display que se dobra “para fora”. Mas a tecnologia só deve começar a se tornar popular no ano que vem, quando a Samsung começar a comercializar telas do tipo.

Fonte: Olhar Digital