Agente penitenciário preso por Coronel da PM será indenizado, decide Tribunal

Detenção ocorreu durante intervenção militar no Sistema Prisional de Porto Velho

2962
Presídios de Porto Velho recebem revistas após intervenção — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Rondônia condenou o Estado a pagar indenização de R$ 12.000,00 (doze mil reais) ao agente penitenciário Vanderson Brito da Silva, por danos morais, por ele ter sido submetido a uma detenção ilegal por mais de cinco horas. A sentença cabe recurso.

O episódio aconteceu em janeiro deste ano, quando o governador de Rondônia por meio de decreto autorizou a intervenção dentro do Sistema Prisional de Porto Velho, em operação conjunta da SESDEC, SEJUS e Polícia Militar. Quatro dias antes da detenção do agente, Fábio Alexandre Santos França – Cel PM – designado pelo governador o Interventor Geral, emitiu nota informando que cada Unidade Prisional da capital teria equipes compostas por policiais militares e agentes, até que fosse restabelecida a ordem nos presídios.

Já no dia 29 de janeiro, data da detenção, o agente penitenciário estava trabalhando no plantão quando foi convocado pelo coronel interventor para prestar esclarecimento sobre suposta insubordinação, porém, recusou-se a tal apresentação, alegando que não existia até então um procedimento formal instaurado de intervenção e, diante disso, o coronel determinou que o agente fosse encaminhado para a delegacia de Polícia Civil para ser autuado por crime de desobediência. Foram cerca de cinco horas detido até ser ouvido pelo delegado plantonista e liberado.

Ao falar sobre o caso, o agente disse que “sentiu-se humilhado porque foi preso em frente a colegas de trabalho e teve a liberdade restringida”. A tese da defesa foi que o coronel interventor praticou abuso de autoridade porque em caso de eventual falta disciplinar deveria ter solicitado a instauração de Processo Administrativo Disciplinar – PAD – e concedido prazo de defesa ao agente.

Na sentença, assinada no último dia 8 de agosto, o Tribunal considerou que o agente foi coagido a apresentar-se perante o coronel interventor e acabou sendo conduzido coercitivamente para uma delegacia de polícia. A decisão aponta ainda que “não resta dúvida de que o agente foi vítima de abuso de direito e ato ilícito que acarretaram dano moral”.

Confira a íntegra da sentença logo abaixo:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [41.59 KB]