A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que, a partir do dia 1º de maio, os atendimentos relacionados a casos de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, que estavam sendo realizados na Policlínica João Luiz, retornarão para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
A medida de descentralização, implantada no dia 20 de março em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, contribuiu significativamente para reduzir a sobrecarga da UPA, permitindo que a unidade focasse no atendimento de casos mais graves. Durante esse período, houve uma queda de 32% na demanda da UPA, equivalente ao número de pacientes redirecionados para a Policlínica.
Com a atual diminuição dos casos de arboviroses no município e o início do período de maior incidência das síndromes respiratórias, a Semus avaliou ser necessário centralizar novamente esses atendimentos na UPA. Isso se deve à necessidade de uma estrutura mais adequada para o diagnóstico e tratamento de síndromes respiratórias, recursos que a Policlínica João Luiz, no momento, não dispõe.
Para reforçar o atendimento, as equipes médicas que atuavam na Policlínica serão remanejadas para a UPA 24h. Com isso, a unidade contará com um reforço de médicos no plantão das 7h à meia-noite, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando maior agilidade no fluxo de pacientes.