Bombeiros e Polícia Ambiental fazem curso para manuseio e contenção de animais silvestres, com ênfase em cobras

467

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realiza em breve curso de manuseio e contenção de animais silvestres para servidores do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental de Vilhena, com ênfase em serpentes. O curso será ministrado pelo biólogo Thiago Baldine, da Semma, que possui uma grande experiência na área.

Tendo em vista que são capturadas, em média, duas serpentes por mês dentro ou próximo de residências na cidade, o intuito do treinamento é reforçar os aspectos científicos da sorologia e comportamento das serpentes mais comuns na nossa região. Isso permitirá uma reciclagem dos conhecimentos nos órgãos responsáveis pela captura e atendimento de casos emergenciais a pessoas que sofreram ataques de cobras.

O tratamento para pacientes que sofreram ataques de cobras é feito na rede pública de Saúde do município, gratuitamente. A Atenção Básica de Vilhena repassa ao Hospital soros para o tratamento da lesão.

De acordo com os profissionais da Semma, boa parte das ainda acreditam em mitos relacionados às cobras e desconhecem as maneiras corretas de lidar com as serpentes e outros animais silvestres com segurança.

“Temos que deixar claro também que a população precisa ter consciência em relação a esses animais, que procure os bombeiros caso encontre algum, para evitar acidentes”, pontuou o biólogo, Thiago Baldine.

Fonte: Semcom