CARMOZINO ESCORREGA: “Molusco caranguejo africano”

162

Uma das funções do 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores é ler a pauta com requerimentos e projetos de lei que serão discutidos durante a sessão da Casa de Leis. Nesta manhã de terça-feira, 18 de outubro, o vereador Carmozino Alves (PSDC) que é o 1º Secretário da Mesa Diretora iniciou sua leitura da pauta, porém escorreu em uma indicação.

O vereador José Cechinel incluiu na pauta desta terça, uma indicação ao poder executivo para que o mesmo aplique um produto adequado para o extermínio do molusco caramujo africano nos locais de maior proliferação na cidade, no entanto, Carmozino leu “extermínio do molusco caranguejo africano” e acabou tirando risos da platéia e até mesmo de alguns vereadores.

Carmozino levou as gozações na esportiva e se defendeu depois dizendo que teria lido muito rápido e as pessoas poderiam ter escutado errado, mas que ele teria dito caramujo e não caranguejo.

O crustáceo que geralmente vive em praias e mangues seria incompatível com Vilhena, já que a região está distante mais de 2 mil Km do oceano. Porém, o caramujo africano, um legítimo molusco, esse sim, é de grande incidência em Vilhena e é combatido, pois é transmissor de diversas doenças entre elas a mais perigosa que é a Angiostrongilíase Abdominal que geralmente mata o contaminado por perfurações no intestino.