A Polícia Civil de Cerejeiras está investigando uma suposta quadrilha responsável por aplicar golpes de venda de veículos pela internet. Denominada “Operação VIPs”, a ação foi deflagrada esta segunda-feira (18) com o cumprimento de quatro mandados de buscas e apreensão na cidade. Segundo apuração da polícia, os criminosos teriam faturado mais de R$ 300 mil.
“Eles [suspeitos] negociam com a vítima e mandam um DOC [Documento de Ordem de Crédito] adulterado ou até mesmo envelope vazio. Em seguida, negociam com outra pessoa, muitas vezes por um preço menor. A pessoa se interessa e paga para eles. Depois disso, eles falam para o dono do veículo que um parente ou amigo vai buscar e que pode entregar. Ou seja, eles nem aparecem”, explicou o delegado Mayckon Pereira, à reportagem do G1.
A polícia investiga ainda a atuação do grupo em outras cidades de Rondônia. Ao todo, seriam mais de 10 casos de estelionato praticados por eles no estado, o que teria rendido mais de R$ 300 mil ao bando. A polícia acredita que a quadrilha atue também no Mato Grosso.
Na cidade de Cerejeiras, a polícia esteve em quatro endereços para cumprir mandados de busca e apreensão. O delegado do caso disse que ninguém foi preso e que a investigação continua.
ALERTA – a polícia alerta para que as pessoas tenham cautela ao negociar bens pela internet. Em caso de suspeita, procurar a delegacia mais próxima para alertar as autoridades.
Nome da operação
O nome da operação é em referência ao filme “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, inspirado na história de Marcelo Nascimento da Rocha, considerado um dos maiores golpistas do país. Ele foi condenado a 34 anos e cinco meses de prisão e atualmente cumpre a pena em liberdade.
Fonte: com informações do G1