Com apoio do Sicoob, alunos do Álvares de Azevedo disputarão seletiva de basquete para Mundial na Grécia

1124

Alunos da escola Álvares de Azevedo de Vilhena (RO) vão disputar, na categoria Sub-18, o VII Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol, nos dias 8 a 15 de março, em Brasília (DF). A competição nacional garante vaga para o mundial na Grécia

O campeonato é promovido pela CBDE – Confederação Brasileira do Desporto Escolar, e cada Estado participará com uma equipe representante.

De acordo com o técnico Siverlô Meireles, os alunos foram escolhidos para representar Rondônia. “Para esta etapa nacional, a Federação Estadual de Desporto Escolar é responsável por indicar a equipe que vai representar o Estado. Como os alunos foram os campeões estaduais em 2018, a vaga foi dada a eles”, explicou.

Os alunos da equipe de basquete Sub-18 da escola Álvares de Azevedo, que vão para o campeonato, integram o projeto Sicoob Credisul/Asbavi. Esses atletas possuem entre 17 e 18 anos.

Para Siverlô, além da importância de representar o Estado em uma competição nacional, a participação da equipe no campeonato traz outros pontos relevantes para os atletas. “Os alunos da escola Álvares de Azevedo e do projeto Sicoob Credisul/Asbavi vão vivenciar uma competição do mais alto nível técnico e organizacional. É uma evolução importante”, definiu.

O técnico destacou algumas dificuldades que a equipe pode encontrar, já que nas equipes dos outros Estados, como os das regiões Sul e Sudeste, há jogadores que participam de grandes clubes profissionais do País. “Esses atletas disputam mais competições durante o ano do que equipes da região Norte e Nordeste, onde o esporte está em fase de evolução”, afirmou. Outro ponto negativo que a equipe tem é o fato de treinar em uma quadra de tamanho não oficial, segundo Siverlô, isso faz muita diferença na hora da competição.

Apesar dessas dificuldades, as expectativas para a seletiva são as melhores. Se não alcançarem a vaga para o mundial, a intenção é ficar dentro do top 10 da competição. “Queremos chegar entre os oito melhores do país”, revelou Siverlô.