Defensor Público Geral eleito cai e vilhenense pode assumir

201

O sub-defensor público geral do Rondônia, José Oliveira de Andrade foi eleito por outros defensores do Estado para assumir o cargo de Defensor Público Geral, no entanto, sua nomeação, apesar da eleição, depende do sansão do governador Confúcio Moura, que até tinha concordado com a nomeação de José de Oliveira.

Porém, após denuncias de deputados estaduais de que José de Oliveira estaria respondendo a uma Ação Civil Pública juntamente com outros membros da Defensoria Pública. O governador Confúcio Moura, colocou a nomeação de José de Oliveira, que foi eleito com 30 votos, em pauta junto à Assembléia Legislativa, mas a maioria dos deputados estaduais já deu o recado, de que o sub-defensor não assumirá como defensor geral.

Com a não-nomeação do sub-defensor, o mais cotado para assumir o cargo de Defensor Público Geral de Rondônia é o vilhenense José Francisco Cândido, que atualmente é o Defensor Público Coordenador do Núcleo da Defensoria na comarca de Vilhena.

José Francisco ficou na segunda colocação nas eleições realizadas no começo do mês, com 24 votos.

DEPUTADO MARCO ANTÔNIO DONADON

Claramente fora do contexto da situação, o deputado Marco Antônio Donadon (PMDB), disse que ele não sabe de nada que desabone a conduta do Defensor Público José Oliveira de Andrade. “José Oliveira Andrade é uma pessoa idônea e que tem história de luta na Defensoria e o governador tem a liberdade de nomear e não cabe aos deputados querer tirar essa atribuição do Governador”, disse.