Faltando 45 dias para término do prazo, quase 28 mil eleitores ainda não realizaram o Cadastramento Biométrico em Vilhena

Eleitores que deixarem para os últimos dia do prazo poderão passar por dificuldades.

77

Por
Aline Rayane

O prazo para fazer o cadastramento biométrico termina no dia 31 de outubro, em Vilhena. Desde o dia 4 de julho até esta quarta-feira, 13 de setembro, 51,8 % do eleitorado já realizou o procedimento, mas faltando apenas 45 dias para o encerramento do prazo, ainda restam se cadastrar 27.860 mil eleitores.

Mais de 50 pessoas estão trabalhando no processo de cadastramento, que está acontecendo na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda à sexta.

São 28 guichês, que possuem a capacidade de atender 100 pessoas, com tempo de espera de 30 à 40 minutos, mas se os eleitores deixarem para os últimos dias do prazo poderá ter que esperar por horas e em pé, é o que explica o Técnico Judiciário, José Pasdiora Junior.

“Eles vão ter que ficar mais tempo na fila, se viesse agora seriam atendidos rapidamente, se deixarem para o último prazo ao invés da pessoa perder 15, 20 minutos irá perder 1 ou 2 horas. Vai ter tumulto, as pessoas vão ter que fazer fila na praça, no sol quente, e vão reclamar da Justiça Eleitoral, mas nós estamos o tempo todo alertando e convidando os eleitores”, disse.

A Justiça Eleitoral de Vilhena tem visitado algumas instituições, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de comércios e escolas que possuem o ensino médio, para incentivar os eleitores a realizarem o cadastramento.

Quem não fizer o procedimento terá o título cancelado, o que acarretará em alguns impedimentos. A pessoa não poderá se inscrever em concurso público; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público; participar de concorrência pública; obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada; obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF; matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, ou praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Além do cadastramento, também estão sendo feito outros procedimentos no local.

“Nós não estamos fazendo só a revisão de quem já tem o título, aproveitamos para transferir para aquelas pessoas que já moram aqui a um bom tempo e até hoje não transferiram e também alistando aquelas pessoas que já possuem idade para votar, a partir dos 16 anos”, explicou Pasdiora.

Os documentos necessários para a realização do cadastramento ou de transferência são:

– documento pessoal com foto

– comprovante de residência no nome da pessoa

– título de eleitor atual

 

 

FONTE: Vilhena Notícias