Golpe do falso leilão para venda de carros pela internet causa prejuízo de quase R$ 24 mil a vilhenense

A dica da polícia é sempre desconfiar de ofertas tentadores

2135
Imagem ilustrativa

Um homem, de 57 anos, morador da área central de Vilhena, perdeu R$ 23.980,00 em um leilão virtual. Ele procurou a Unisp nessa semana e alegou ter sido vítima de um golpe. Ao relatar o caso à Polícia Civil, a vítima disse que participou pela internet de um leilão virtual que tinha como objeto de compra um automóvel Smart Fortwo.

Ele, que apresentou a maior oferta pelo veículo, contatou os responsáveis pelo leilão e fez o depósito do valor contratual, porém, notou que o carro continuava sendo anunciado para venda na internet. O comprador ligou novamente para o site responsável pelo anuncio, e logo depois viu que o anuncio foi removido da web.

A vítima disse que na segunda ligação que fez ao site, a atendente pediu para que fosse feito um segundo pagamento, para cobrir as despesas de transporte do carro de Taboão da Serra (SP), onde estava, até Vilhena. Como comprovante dos pagamentos de compra e transporte, a vítima recebeu por correio eletrônico uma nota fiscal, porém, o carro jamais foi entregue, e a empresa responsável pelo leilão online deixou de responder as chamadas. Com isso, a vítima decidiu procurar a polícia para denunciar o caso.

Bandidos usam leilões como fachadas para esse golpe porque nesse tipo de compra, é comum os bens serem negociados por valores bem abaixo do mercado. O que muitas vezes não desperta suspeitas por parte da vítima. A polícia diz que é difícil conseguir o dinheiro de volta, e identificar os bandidos. Os dados usados pelos estelionatários geralmente são falsos, ou de laranjas, o que torna difícil identificar os criminosos.

A dica da polícia é sempre desconfiar de ofertas tentadores e pesquisar se existem reclamações da empresa leiloeira na internet e, se possível, vistoriar pessoalmente o objeto que será adquirido. Trecho com informações do Portal G1.