A sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) está oficialmente definida. Nesta semana, o Governo de Rondônia e a Prefeitura Municipal de Vilhena assinaram o Termo de Adesão para que o município sedie a XIV edição dos jogos. O documento foi assinado pelo superintendente de Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jobson Bandeira, e pelo prefeito Eduardo Japonês. Esta é a terceira vez que a cidade do Cone Sul rondoniense vai sediar o JIR.
No evento de assinatura do termo, também estavam presentes o secretário de Esportes de Vilhena, Welliton Oliveira, e os vereadores Wilson Tabalipa e Zeca da Discolândia, membros da comissão permanente de esportes, da Câmara dos Vereadores do município.
O maior evento esportivo de Rondônia vai ser realizado após um ano de pausa, por causa da pandemia de covid-19, nos dias 12 a 21 de novembro. Os municípios participantes vão disputar 14 modalidades: atletismo, basquetebol, capoeira, ciclismo, futsal, futebol 7, handebol, karatê, judô, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. No total, serão 16 delegações, sendo 8 femininas e 8 masculinas, com estimativa de mais de 2,4 mil atletas.
O evento é realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Sejucel, em parceria com a prefeitura do município de Vilhena. O superintendente Jobson Bandeira destaca que apesar da regressão no contágio da covid-19 devido ao avanço da vacinação no estado, os jogos vão ser realizados da forma mais segura possível. “Todas as medidas sanitárias estão sendo adotadas para evitar possível contaminação dos atletas e todos os participantes”, diz.
Neste ano, como as prévias classificatórias não foram realizadas, a Sejucel inovou, criando um ranking com base nas edições de 2014 a 2019. Com adesão de 24 municípios, sendo que apenas 16 destes estão classificados para participar dos jogos.
As equipes técnicas da Coordenadoria de Esporte e Lazer (CEL) e o secretário da Secretaria Municipal de Esportes (Semes) visitaram os espaços esportivos que acomodarão as equipes, entre associações, ginásios e estádios.
FONTE: SECOM RO