Grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II de Vilhena conquista primeiro lugar no Festival Estudantil Rondoniense de Artes

1712
Alunos do grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II: Eduardo Melo, Kemilly Amanda, Maria Heloisa, Grasieli Barbosa, Ana Júlia Gabriel, Bruno Pena, Felipe Conci

O grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II de Vilhena, conquistou o primeiro lugar na categoria ‘dança em grupo’ do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), através do Governo do Estado de Rondônia. O evento aconteceu na terça-feira (13) e reuniu diversas modalidades artísticas.

O grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II se destacou pela coreografia criativa e sincronizada, que envolveu sete alunos, entre eles o cadeirante Eduardo Melo, que surpreendeu o público e os jurados pela sua performance. Os outros integrantes foram Kemilly Amanda, Maria Heloisa, Grasieli Barbosa, Ana Júlia Gabriel, Bruno Pena e Felipe Conci.  Mesmo com a temperatura registrando 11ºC em Vilhena na noite do festival, o frio não interferiu no desempenho de grupo, que se apresentou brilhantemente.

Apresentação dos alunos do grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA), tem o objetivo de despertar nos adolescentes o interesse pela arte, a autoestima, a cidadania e a inclusão social. Além disso, a dança também promove a disciplina, o respeito e a organização pessoal dos estudantes, segundo o professor e coreógrafo Franco, que coordena o grupo.

Franco é psicopedagogo e educador físico, com mais de 20 anos de experiência em projetos sociais e culturais em todo o Estado.

“A dança é uma ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, tanto no aspecto cognitivo quanto no afetivo e no motor. O grupo de dança do Colégio Militar Dom Pedro II é formado por mais de 60 alunos, que se revezam nas apresentações e nas competições”, afirmou Franco.

A aluna Júlia Sara participou do festival na categoria 'canto'

 

O professor diz que está muito orgulhoso dos seus alunos e que o primeiro lugar no festival é o resultado de muito esforço, dedicação e talento. Ele também parabeniza os demais alunos que se apresentaram no festival e mostraram a diversidade e a qualidade da cultura rondoniense.

O que é o FERA?

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (FERA) tem a finalidade de contribuir no desenvolvimento cultural dos educandos, estimulando-os a participar de atividades que possam despertar ou potencializar suas aptidões nos segmentos artísticos de música, pintura, dança, cinema e teatro, revelando os talentos artísticos dos estudantes de toda a rede estadual de ensino.

O conhecimento das atividades práticas que compõem os segmentos artísticos, quando oferecidos de maneira didática/educacional, estimulam habilidades específicas de cada indivíduo, constituindo-se em oportunidade de possível desenvolvimento profissional e individual, contribuindo para o crescimento humano e social.

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes tem participantes nas categorias teen (12 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). Sendo realizado em 04 (quatro) Fases: Fase Escolar (realizadas pelas Unidades Escolares, e previstas no calendário escolar); Fases Municipais (realizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação); Fases Regionais/Macrorregionais (realizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios sede, em parceria com a SEDUC através da GEFACEE/DGE, divididas em quatro Regionais e três Macroregionais e Fase Estadual (realizada pela SEDUC, através da GEFACEE/DGE).