Implementação do novo Ensino Médio é debatido durante workshop em Vilhena

Workshop contou com a participação de 350 profissionais da educação

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Proporcionando conhecimento sobre as diretrizes de implementação do novo Ensino Médio e a estruturação conforme Lei nº 13.415/2017, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Vilhena realizou o primeiro Workshop do Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia.

O evento contou com oficinas temáticas de estudos e interação dos professores das áreas de conhecimento para apropriação do novo referencial, embasando a construção dos planejamentos anuais e das aulas, considerando as habilidades e competências a cada etapa de aprendizagem dos estudantes.

Em paralelo foram realizadas oficinas com equipes de Gestão Escolar, envolvendo gestores, supervisores, orientadores educacionais e secretários escolares, para tratar dos aspectos organizacionais, legais e pedagógicos. O evento contou com 350 participantes, entre palestrantes, mediadores, equipe organizadora e professores das escolas estaduais de Vilhena, Colorado do Oeste e Chupinguaia.

A coordenadora Regional de Educação de Vilhena, Fátima Oliveira, explica a importância das oficinas para os educadores e gestores estaduais. “Essa ação, desenvolvida através deste workshop com os profissionais que atuam no Ensino Médio nas escolas, se faz necessária para que todos que atuam nesse segmento possam tirar dúvidas sobre as mudanças que o Novo Ensino Médio traz para comunidade escolar. Essa formação só foi possível acontecer após recebermos da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, através da Gerência de Educação, toda a assistência com formações para que nossos técnicos pedagógicos aqui da CRE de Vilhena pudessem estar aptos para trabalhar como mediadores nas oficinas ofertadas,” explica a coordenadora.

“A organização das oficinas ficou por conta da equipe pedagógica e administrativo da CRE, onde não mediram esforços para que tudo saísse conforme o planejado. Agradeço a equipe de profissionais que atuam na CRE, merecem todos os nossos elogios. Nossos Agradecimentos ao Governador e a Secretária de Estado da Educação por nos permitir desenvolver as ações pedagógicas planejadas, nos dando todo o suporte necessário. Neste governo temos uma Seduc atuante e atenta às necessidades das escolas, visando melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes e com isso melhorar os índices nos resultados das avaliações internas e externas,” finaliza.

O diretor da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, Flávio da Graça, participou da oficina e destacou a troca de experiência entre os profissionais. “Foi um encontro muito rico em conhecimento, conseguimos trocar de experiências, expor as nossas angústias. Algumas coisas que estão dando certo para um colega, pode servir de apoio para outro. Tivemos palestras para falar sobre a dinâmica que envolve a gestão da escola, foi muito produtivo”, explica o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, Flávio da Graça

OFICINAS

Durante o workshop foram realizadas seis oficinas, sendo nas áreas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (LGG), com professores dos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Espanhola e Língua Inglesa; em Matemática e suas Tecnologias (MAT) para professores de matemática; de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS), com professores de Geografia, História, Sociologia e Filosofia; na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) para professores de Química, Física e Biologia.  Para os profissionais de gestão, foram realizadas oficinas de “Gestão Escolar e Aspectos Pedagógicos” (GEP), para gestores, supervisores e orientadores educacionais.