Ivete Brustolin conclui atividades em alusão à Semana da Pátria e se destaca com projetos educacionais

A escola municipal implantou em seu calendário escolástico o Momento Cívico, realizado uma vez por semana em dias alternados.

429

Uma série de projetos desenvolvidos pela direção, em parceria com os professores e instituições públicas e privadas colocam a Escola Municipal de Ensino Fundamental Iveste Brustolin, como uma das principais instituições de ensino público de Vilhena.

Ao longo de 2017, a escola que atende mais de 1.000 alunos vem elaborando mês a mês atividades que contribuem para um aprendizado mais amplo e eficaz, além de proporcionar atividades extracurriculares na vida estudantil de crianças e adolescentes.

Projetos como a Semana da Pátria, Semana do Trânsito e Nosso Folclore contou com o apoio de instituições como Tiro de Guerra, Detran, além da participação do grupo artístico da igreja IBN Manancial. Para Michelle Ferro – supervisora no período matutino e professora no vespertino – os trabalhos têm desencadeado cada vez mais o interesse dos alunos pelo ambiente escolar.

“Os projetos resgatam uma aprendizagem significativa. Não é apenas mais uma data comemorativa onde os alunos levam pra casa desenhos, textos ou meros trabalhos em alusão a essa ou aquela data, eles aprendem o significado, como por exemplo a Semana do Trânsito, onde eles participam de palestras e levam orientações de como a gente deve se comportar no dia a dia”, destaca Michelle.

Nosso Folclore

Desenvolvido com alunos do 1º ao 5º ano, o projeto teve como objetivo resgatar a cultura, compreender e ter noção do que é folclore, evidenciá-lo no contexto regional e despertar nos alunos, o interesse pela tradição.

“Buscamos ir além da apenas apresentação do folclore, repassamos aos nossos alunos o sentido real e a origem da palavra propriamente dita”, explicou Michelle Ferro.

Para o próximo a escola pretende ir além, discutir na segunda edição do projeto as tradições culturais de cada região, as regionalidades.

“Precisamos dar ao nosso aluno um conhecimento amplo, não somente da nossa regionalidade, mas de todas aquelas que fazem parte do nosso país”, pontuou Ferro.

Semana da Pátria

Com apoio do Tiro de Guerra o projeto Semana da Pátria foi algo mais do que especial na vida dos alunos, pois a partir deste projeto a escola Ivete Brustolin implantou o Momento Cívico realizado uma vez por semana em dias alternados, onde todos os estudantes se reúnem na quadra para cantarem o hino Nacional Brasileiro, o hino da Independência, Céus de Rondônia e o hino de Vilhena.

“Alguns dos textos possuem palavras complexas para a linguagem deles, mas nós trabalhamos antes de tudo o significado de cada uma delas, para despertar nos alunos o sentido de patriotismo”, disse a supervisora.

Michelle Ferro frisa ainda que a comemoração da Semana da Pátria é indispensável na vida escolar, pois proporciona aos docentes a oportunidade de formar na criança o conceito de Pátria, despertar o patriotismo, além de formar atitudes de respeito aos símbolos do Brasil, e buscar desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “7 de Setembro”.

Semana do Trânsito

Na Semana do Trânsito, a escola em parceria com o Detran, promoveu de 18 a 25 de setembro, o projeto “Trânsito na Escola”, com o intuito de conscientizar alunos, professores e funcionários, quanto à segurança na locomoção de veículos e pedestres para um trânsito mais seguro.

O projeto teve como proposta ainda a conscientização, respeito, atenção e responsabilidade social e conhecimento das principais regras de sinalização e leis de trânsito. E para que o projeto surta efeito prático na vida dos estudantes o Detran lançou um concurso entre os alunos. As crianças do 1º ao 3º ano terão que criar um desenho para ilustrar um trânsito seguro, já os alunos do 4º e 5º ano desenvolverão uma dissertação também com a temática do trânsito seguro.

O ganhador leva uma bicicleta.