Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abrirá o período para Manifestação de Interesse dos candidatos classificados em “lista de espera” no PS UNIR 2025 – o processo de seleção de novos alunos para ingresso nos cursos de graduação da Universidade. A Manifestação de Interesse é válida para os candidatos inscritos com a nota do Enem, tanto no edital de Cotas e Ampla Concorrência, quanto no edital de Ações Afirmativas.
O que é a Manifestação de Interesse? A Manifestação de Interesse é um procedimento destinado aos candidatos que se inscreveram utilizando a nota do Enem, mas não foram convocados na primeira chamada para matrícula. Esse processo permite que esses candidatos, da “lista de espera”, manifestem seu interesse pelas vagas ainda disponíveis nos cursos com ingresso no primeiro semestre letivo de 2025 (2025.1), cujas vagas não foram totalmente preenchidas na primeira chamada.
Somente os candidatos que manifestarem interesse seguirão com possibilidade de serem convocados para matrículas. Com isso, quem eventualmente não tem mais interesse no processo seletivo deixa de constar na lista de espera e abre espaço para a convocação de quem de fato mantém o interesse pelo curso.
Como fazer a Manifestação de Interesse? Os candidatos da “lista de espera” para cursos do primeiro semestre devem acessar a página de acompanhamento do candidato, no Sistema do Processo Seletivo de Discente (o mesmo utilizado para as inscrições), do dia 28 de fevereiro ao dia 5 de março, até às 23h59, e selecionar a opção disponível no formulário eletrônico.
O resultado da manifestação de interesse será publicado até o dia 10 de março. O procedimento da manifestação de interesse está detalhado no item 19 do edital de Cotas e Ampla Concorrência (disponível aqui) e no item 16 do edital de Ações Afirmativas (disponível aqui).
De acordo com os dois editais do PS UNIR 2025, os candidatos da “lista de espera” que não manifestarem interesse pelo preenchimento das vagas serão eliminados do certame. E os candidatos que já foram convocados para matrícula na primeira chamada do PS UNIR 2025 não poderão participar do procedimento de manifestação de interesse.
Chamada para matrículas após manifestação de interesse – De acordo com o cronograma do PS UNIR 2025, o edital de convocação para matrículas em segunda chamada, após a manifestação de interesse, será publicado no dia 12 de março, e o período para matrículas, entre os dias 13 e 17 de março.
Início das aulas – As aulas para os estudantes que irão ingressar na UNIR no primeiro semestre letivo de 2025, de acordo com o calendário acadêmico da UNIR, começam no dia 28 de fevereiro. Os novos alunos devem, logo após a matrícula, procurar os departamentos acadêmicos responsáveis por seus cursos para obter mais informações. Os sites de todos os cursos e os respectivos departamentos acadêmicos da UNIR estão disponíveis aqui.
SOU UNIR – Mais informações sobre o PS UNIR 2025 podem ser obtidos por meio do Serviço de Orientação ao Usuário, o SOU UNIR. Para isso podem ser enviados e-mails para o endereço sou@unir.br ou mensagens por WhatsApp para o número (69) 2182-2016.
Todos os documentos, orientações e resultados do PS UNIR 2025 estão disponíveis aqui, no ambiente do certame.
Cronograma PS UNIR 2024 – Cotas e Ampla Concorrência
Cronograma PS UNIR Ações Afirmativas