Pioneira vilhenense morre aos 90 anos

Iracy foi proprietária da primeira fábrica de refrigerantes da cidade

2003


Faleceu no Hospital São Mateus, em Cuiabá, aos 90 anos, na madrugada de sábado, 20, a pioneira de Vilhena, Iracy Fantinato Portella Santos, conhecida carinhosamente como Dona Iracy. Ela deixou um legado marcante como pioneira no município e como proprietária da Fábrica de Refrigerantes e Sorvetes Vilhena, a primeira do gênero na cidade, inaugurada nos anos de 1975 e 1976.

Dona Iraci também trabalhou como zeladora da Escola Estadual Wilson Camargo, onde dedicou-se à comunidade escolar. Com sua simpatia e dedicação, conquistou o carinho e a admiração de todos os que a conheceram.

Natural do estado do Paraná, Dona Iraci nasceu em 1933 e completou seus 90 anos em 23 de fevereiro deste ano. Infelizmente, sua vida foi interrompida devido a complicações decorrentes de uma trombose. Após passar quatro dias internada no Hospital Bom Jesus, em Vilhena, foi transferida de UTI aérea para a capital mato-grossense, onde precisou passar por uma amputação da perna direita em decorrência da doença.

O corpo de Dona Iraci está sendo velado na capela mortuária do cemitério municipal de Vilhena e o sepultamento acontecerá às 17 horas. Familiares e amigos se preparam para prestar as últimas homenagens a essa mulher guerreira, mãe de três filhos e querida matriarca de uma extensa família, composta por netos, bisnetos e tataranetos.

A partida de Dona Iraci deixa um vazio no coração daqueles que a conheceram e conviveram com sua presença cativante. Sempre serena, sua história e contribuição para o desenvolvimento da cidade de Vilhena jamais serão esquecidas.