Visando intervir de forma efetiva e assertiva no controle e redução dos casos de doenças como dengue e chikungunya, a Divisão de Endemias da Prefeitura de Vilhena iniciou, na manhã desta terça-feira, 25, a primeira fiscalização de focos de dengue no Cemitério Municipal Cristo Rei. A ação faz parte das medidas adotadas para identificar, tratar e eliminar os focos do mosquito em áreas estratégicas da cidade.
A decisão de fiscalizar locais como o cemitério foi pautada com base nos dados apurados pelo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em fevereiro deste ano. O levantamento apontou que bairros como Centro, Jardim Eldorado, Cristo Rei, Jardim Primavera e BNH apresentaram maiores incidências de focos do mosquito, tornando necessária a intensificação e intervenção por meio das fiscalizações e controle das pragas.
Segundo o diretor da divisão de endemias, Clair Cunha, esta ação foi apenas o primeiro passo na avaliação de locais estratégicos. Ele afirmou que novas fiscalizações serão realizadas nos próximos dias, incluindo em empresas privadas que solicitaram vistorias. “Agradecemos a dedicação dos agentes de endemias do município, que não mediram esforços para realizar essa importante ação”, finalizou Cunha.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti e continuará investindo em medidas preventivas para conter a proliferação do mosquito na cidade.