Primeiro caso de coronavírus é confirmado em Rondônia, diz secretaria municipal

Paciente é morador de São Paulo; confirmação foi dada pelo secretário municipal, Rafael Papa. Brasil já tem 647 casos confirmados para Covid-19.

6153

A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná anunciou, na noite desta quinta-feira (19), o primeiro caso confirmado de covid-19 no Estado, que também investiga 84 pessoas suspeitas de infecção pelo novo coronavírus. O paciente é um morador de São Paulo que esteve em viagem a trabalho no município e, após sentir os sintomas, contratou uma equipe médica particular.

O resultado do exame diagnosticado como positivo foi entregue no início da noite desta quinta-feira (19) ao departamento de epidemiologia de Ji-Paraná, que registrou o caso no sistema nacional de controle.

Por telefone, o secretário municipal Rafael Papa confirmou o caso e disse que dará mais detalhes sobre o diagnóstico em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 20. Segundo a Secretaria, amostras foram coletadas na cidade e encaminhadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Depois da coleta, o paciente infectado fretou voo particular retornando para São Paulo, onde permanece em observação médica e isolamento.

Ainda que confirmado pelo departamento de epidemiologia de Ji-Paraná, a Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) não confirmou o resultado, que poderá ser divulgado no boletim diário de sexta-feira. No último balanço oficial da Sesau, Rondônia investiga 84 casos suspeitos de coronavírus.

Os casos são investigados nos seguintes municípios:
51 em Porto Velho
08 em Ariquemes
08 em Ji-Paraná
05 em Vilhena
03 em Cacoal
03 em Ouro Preto do Oeste
02 em Pimenta Bueno
01 em Espigão do Oeste
01 em Jaru
01 em Nova Brasilândia do Oeste
01 em Santa Luzia d´Oeste

Descartados: 08 casos

Casos no Brasil

De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 647 casos suspeitos da doença. Os estados vizinhos a Rondônia já confirmaram casos positivos para Covid-19, como Acre e Amazonas.

O primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo vírus (Sars-Cov-2) foi confirmado no dia 17 de março, na cidade de São Paulo.

Fonte: Com informações do G1/RO