O atual mandatário executivo de Vilhena, José Rover (PP) com certeza é um homem carismático que conquista os cidadãos através do seu discurso pausado, mas comovedor e autentico. Sempre dando atenção e mostrando interessante por cada assunto que lhe é apresentado, Rover tem visto sua popularidade crescer, porém, com certeza, é um dos políticos mais perseguidos que se tem lembrança em Vilhena.
A perseguição outrora disseminada sob Melki Donadon vinha de focos mais específicos, entre eles a própria justiça local, entre promotores e magistrados, que enxergavam em Melki um problema a ser sanado e extirpado da administração publica.
Já no caso de Rover, a maioria de seus perseguidores saíram de dentro de seu ninho, ou pelo menos, estiveram sob suas asas por um bom tempo. Um caso concreto é do radialista Julio César da Silva, o popular Julinho da Voz Ativa, que antes fazia a divulgação dos feitos da prefeitura, tinha sua esposa portariada e era muito eloqüente na defesa de Rover em seu programa numa radio de Vilhena.
Hoje, Julinho faz campanha nos bairros pobres de Vilhena e os divulga pelo facebook para que Rover corte a taxa de energia e também retire os hidrômetros instalados no último ano. Além de tecer críticas ácidas ao executivo mor da cidade, visando ser um de seus prováveis concorrentes nas eleições.
Enquanto isso, Rover vai aos bairros da cidade e ouve o carinho da população e também atende a diversos pedidos que os cidadãos lhe fazem a cada visita. Exemplo, foi no lançamento da praça do São José, onde Rover passou pela multidão, e foi cumprimentado por centenas de moradores sem qualquer incidente.
É quase unânime a opinião de que Rover é carismático e uma pessoa comprometida com o município, porém, na mesma moeda, está a dificuldade para que as promessas feitas pelo mandatários saiam do verbal para o plano físico.
Algo que poderia ser sanado, com algumas mudanças em escalões intermediários e a nomeação de um agente responsável pela obediência fiel a Rover.
CHANTAGENS X ROVER
Fontes de dentro do paço municipal revelam que o prefeito já sofreu pelo menos 10 chantagens diretas, de pessoas de seu próprio staff ou de aliados políticos. O conteúdo das chantagens não foi revelado, porém, o motivo sempre era o mesmo, que Rover não tinha cumprido com o prometido e que se sentiam passados para atrás, após dar total apoio ao prefeito.
Contudo, não era exatamente o prefeito que volta atrás em suas promessas aos aliados, mas sim, assessores diretos que por ciúmes ou prevenção de seus postos, jogavam água fria em parcerias mais sólidas.
Além de inventarem fofocas quanto aos pretensos novos aliados e difundir a dúvida na cabeça de Rover.
OBRAS X ROVER
Mas com todos os problemas de liberação de recursos, políticos tentando evitar que o prefeito firmasse parceria a nível estadual e federal, o mandatário trouxe aproximadamente R$ 90 milhões somente para a realização de obras em seus quase 3 anos e meio de mandato, entre verbas estaduais e federais. Além do uso de recursos próprios para execução de pequenas obras.
A macro-drenagem e a rede de esgoto para Vilhena são outra conquista de Rover, onde o mandatário garante que os recursos estão praticamente encaminhados e deverão somar juntos quase R$ 125 milhões.
RELEIÇÃO X ROVER
Sem definições ainda de seus adversários, Rover busca aliados nos quase 25 partidos que existem em Vilhena. Dos quais, 19 já teriam firmado compromisso com o PP, partido do mandatário, garantiu um de seus assessores.
Resta saber qual será o resultado do tricô político que está sendo feito, ponto a ponto, desde o início do ano.
Até o PTB de Melki Donadon e o PV de Luizinho Goebel foram convidados a unir forças ao PP.