Sebrae em Rondônia rende homenagem às Mulheres Empreendedoras

Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 08 de março

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Foi a partir de protestos por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos, ocorridos nos Estados Unidos e também em países europeus, no início do século 20, que surgiu a data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. Atualmente a data é um estímulo à conscientização sobre igualdade de gênero e pela importância das mulheres ocuparem mais espaço na política, no mercado de trabalho e conquistarem poder.

E o empreendedorismo feminino é um dos caminhos para reduzir as desigualdades de gênero, contribui para o crescimento da economia e para geração de empregos, além de transformar também as relações sociais.

Quanto mais mulheres buscarem a independência e alcançarem a autonomia financeira, não precisarão se submeter a relacionamentos abusivos ou até mesmo serem vítimas de violência doméstica, pois não dependerão de terceiros para se sustentar. E empresárias empoderadas podem inspirar e influenciar outras mulheres, a partir de seus exemplos, encorajando outras a empreenderem, abrirem o próprio negócio.

Felizmente, os números apontam para uma ascensão de mulheres empreendedoras no Brasil. De acordo com o estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, de 2021, realizado pelo Sebrae, no terceiro trimestre de 2020 havia 25,6 milhões de “donos de negócio” no Brasil, e as mulheres já são responsáveis por 8,6 milhões (33,6%) dos empreendimentos, presentes principalmente nos setores de serviços (50%) e comércio (27%).

Ainda que se observe uma retração na comparação com o ano anterior, já devido aos efeitos da pandemia (especialmente entre as mulheres negras, como veremos adiante), a quantidade de mulheres que têm apostado no próprio negócio vem em linha crescente desde o ano de 2016, como demonstra o estudo. Neste ano, elas representavam 32% do número de “donos do negócio” no país. No ano seguinte, somavam 33,5%. Em 2018, chegaram à marca dos 34%, saltando para 34,5% em 2019.

Mas, ao contrário do que geralmente acontece com o público masculino, em que uma parte considerável empreende para obter renda extra, o que as mulheres buscam quando resolvem abrir a própria empresa é ter liberdade financeira e mais tempo para a família. Essa conciliação é uma das principais motivações para que elas corram atrás de sonho de abrir o próprio negócio.

Como mostra o estudo, 49% das mulheres empreendedoras são chefes de família. Mas, em alguns estados esse número se apresenta ainda mais expressivo. No Acre, por exemplo, elas representam 62% desse universo. As baianas, em segundo lugar, aparecem com 57%. E as empreendedoras dos estados do Maranhão e Alagoas empatam em terceiro lugar com 56%.

Sobre a questão de ter mais tempo para se dedicar à família, dados de um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) ajudam a explicar a responsabilidade que a maioria das mulheres carregam: elas dedicam 10,4 horas por semana a mais que os homens aos afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas.

O empreendedorismo de alguma forma acaba oferecendo mais flexibilidade, permitindo que as mulheres estabeleçam sua rotina de trabalho. Ou seja, qual será a carga horária dedicada aos negócios e o tempo que será destinado para o relacionamento em família. Para 40% das empresárias, o tempo que elas dedicam ao próprio negócio é de no máximo 40 horas semanais. Já para 19% delas, essa demanda não chega nem a 14 horas por semana.

O Sebrae DELAS (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso) é uma iniciativa do Sebrae que tem conseguido grande engajamento das empreendedoras. Para celebrar esta data tão significativa, o Sebrae em Rondônia programou o início das atividades do programa no estado. Basta acessar www.sebrae.ro/loja e verificar o evento mais próximo.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acesse o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube (@sebraero).