Secretário nega uso irregular de máquinas da prefeitura em fazendas particulares

2813
Foto: Herbert Weil

O secretário municipal de Agricultura, Eloi Maria, e a adjunta da pasta, Maria Madalena de Paula Alves, negam o uso irregular de maquinários da prefeitura de Vilhena para beneficiar donos de fazendas da região.

Segundo uma denúncia anônima, levada ao Ministério Público de Rondônia, a Secretaria de Agricultura teria feito, irregularmente, serviços de cascalhamento dentro três fazendas da Linha “Estrada da Farinheira”. O secretário nega. Ele diz que as máquinas da prefeitura fizeram serviços dentro de uma propriedade rural que se enquadra no Programa Porteira Adentro da Secretaria Municipal de Agricultura, programa este criado para promover a recuperação de estradas da zona rural do município. A meta do programa é beneficiar 6 associações e mais de 250 produtores com estradas e trabalho dentro das propriedades.

Em 40 dias de trabalho, maquinário cascalhou 12 km de estrada da Linha da Farinheira.

“O dono da propriedade citada na denúncia doou, com termo de doação registrado, 600 cargas de cascalho que foram usadas para recuperar 6 quilômetros de estrada. A propriedade dele se enquadra no programa [Porteira Adentro] e por isso fizemos o serviço dentro do sítio dele”, frisa Eloi Maria. Ele nega ter atendido propriedades que não se enquadram nos requisitos do Porteira Adentro. Lei de criação do Programa Porteira Adentro.

Especulações

A denúncia, veiculada ontem em um programa de rádio, dizia que 10 pessoas da Agricultura tinham sido intimadas, porém, “a verdade é que apenas Eloi, e sua adjunta, Madalena, foram intimados, na condição de testemunhas, para depor no dia 25”, garante o secretário.

O anônimo diz que as máquinas, para retirar o cascalho, entraram em mais de 1 km de distância da estrada, que é o limite de alcance do Porteira Adentro. Contudo, a retirada do cascalho foi feita em local com apenas 700 metros de distância da estrada, garante Eloi Maria.