Profissionais da Rede de Atenção Básica de Saúde de Vilhena participam do curso Mental Health Gap Action Programme (mhGAP), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do curso é capacitar os servidores no tratamento e manejo adequado de pacientes com transtornos mentais.
Esta é uma iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Cooperativa Sicoob Credisul. O conteúdo é ministrado por médicos e psicólogos treinados pelo hospital Albert Einstein, em conjunto com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Durante o encontro, estão sendo abordados temas relacionados à identificação precoce de transtornos mentais e sintomas associados, como depressão, esquizofrenia, suicídio, epilepsia, demência, distúrbios relacionados ao consumo de álcool e outras substâncias, bem como transtornos do desenvolvimento e outras queixas emocionais significativas sem explicação médica.
A coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Gomes, destacou que essa ação é resultado do processo de planificação que o município está vivenciando, com o intuito de fortalecer as ações de Saúde Mental para todos os profissionais de nível superior, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
Por: Semcom