Servidor público que denunciou falcatruas na prefeitura afirma ser perseguido por prefeito

7510
José de Oliveira se notabilizou ao denunciar servidoras do município que fraudavam folhas de pagamento para aumentar os próprios salários

O médico veterinário da Prefeitura de Colorado do Oeste, José Aparecido de Oliveira, autor de várias denúncias e crítico ferrenho da atual gestão do município, alega sofrer perseguição dentro da Prefeitura Municipal.

Servidor público concursado há quase quatro anos, José Oliveira teve seu nome exposto na última segunda-feira (12). A mando do prefeito José Ribamar de Oliveira, foi publicada na página da prefeitura na internet a Portaria nº 053 de 07 de agosto de 2019, sobre uma advertência ao servidor, por suposta infração prevista no artigo 161, inciso II, do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos. O servidor, segundo julgamento de uma Comissão Processante aberta em 21 de agosto do ano passado e concluída no último dia 07, foi condenado por supostamente ter se manifestado [de modo oral e escrito] de forma depreciativa e desrespeitosa contra o prefeito.

José aponta uma série de irregularidades e afirma que o resultado da Comissão é passível de anulação. A primeira, é que o próprio prefeito teria nomeado os integrantes da Comissão, sendo ele o principal beneficiário dela. Há ainda a nomeação de um servidor em cargo de comissão [portariado] como membro, porém, José alega que em um processo administrativo dessa natureza apenas servidores concursados poderiam compor o quadro da Comissão. O veterinário afirma que teve seu nome exposto em retaliação às denúncias que vem apontando dentro da atual administração. Ele cogita abrir processo judicial para anular o resultado da Comissão e pedir danos materiais.

Em sua página pessoal em uma rede social ele se manifestou sobre o caso: “Parabéns pela iniciativa de publicar no site da prefeitura a portaria da minha condenação (advertência) por criticar a atual gestão. Isso não vai me intimidar pois sou honesto e continuarei sendo honesto. Só tem um jeito de vocês calarem minha voz só me matando, fica a dica!!!!!!”.

O prefeito nega perseguição.

O veterinário se notabilizou ao denunciar servidoras do município que fraudavam folhas de pagamento para aumentar os próprios salários. O caso ganhou repercussão nas principais mídias do Estado. Uma sindicância foi aberta e o resultado foi a exoneração das servidoras.

Em entrevista ao Vilhena Notícias à época, José Oliveira disse que começou a observar que o padrão de vida das servidoras era divergente da remuneração que elas recebiam da prefeitura. A partir da desconfiança, ele começou a monitorar o Portal da Transparência do Município e descobriu o esquema.

Veja abaixo publicação no portal da prefeitura: