
A declaração do vereador Rafael Mazieiro, no último dia 11 de agosto na tribuna da Câmara de Vereadores, mostra como vem sendo tratado com descaso pelo governo do Estado a administração do aeroporto Brigadeiro Camarão, de Vilhena.
Em março deste ano a companhia aérea Azul, única a operar com voos comerciais na cidade, suspendeu as operações no aeroporto Brigadeiro Camarão por falta de estrutura aeroportuária. Maziero culpa o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) de Rondônia, órgão responsável pela manutenção do aeroporto. Ontem, o parlamentar reforçou suas críticas ao governo do Estado. (Veja o vídeo abaixo.)
No sábado, dia 22 de agosto, o Sicoob Credisul e alguns proprietários de hangares no Aeroporto Brigadeiro Camarão anunciaram a contratação de uma empresa especializada para produzir o projeto de balizamento noturno e resolver definitivamente o antigo problema do aeroporto da cidade, de não poder realizar voos à noite. O investimento, na ordem de R$ 55 mil, será custeado pela cooperativa de crédito, porém, a execução do projeto ficará a cargo do DER.
Além disso, a cooperativa irá custear também, junto com alguns proprietários dos hangares, um segundo projeto no valor de R$ 90 mil, que prevê a iluminação e alargamento do pátio de manobra, instalação do sistema indicador de percurso de aproximação de precisão (PAPI), troca do farol rotativo e biruta iluminada.
Este segundo projeto será levado à Secretaria de Aviação Cívil (SAC) para a busca do recurso, e assim que aprovado, a execução também fica a cargo do DER. No entanto, para que os investimentos sejam concretizados é necessária a participação do órgão público.