Na manhã da última terça-feira, 16 de junho, durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores foi votado o projeto de lei 5.833/2020, que trata sobre alterações no transporte escolar do município. Na cidade, cerca de três mil alunos utilizam os coletivos para chegar às escolas da zona rural e urbana.
O projeto visava alterar a Lei nº 2.760/2009 que normatiza a circulação destes ônibus e outros adendos. Ao analisar o projeto, o vereador França Silva da Rádio (PV) entendeu que os ônibus da frota atual podem ter até 20 anos de uso, o que de certa forma, deixa os alunos em condições menos seguras e confortáveis.
Em fevereiro de 2019, o vereador participou de uma inspeção em vários ônibus de empresas que prestam serviço de transporte escolar para a prefeitura, e desde então, o vereador abraçou a causa.
“Não é fácil tomar um ônibus todos os dias para estudar, eu quis minimizar o sofrimento das crianças que usam o transporte público escolar. Ajudar na segurança e fazer com que o dinheiro público seja melhor investido em serviços de melhor qualidade possível dentro da educação”, disse França.
O projeto e a emenda do vereador foram votados e aprovados por unanimidade entre os vereadores de Vilhena. O projeto deve ser sancionado pelo prefeito Eduardo Japonês dentro de 15 dias.
