O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Vilhena, coordenou reunião com o Prefeito do Município e seu corpo de secretariado, em que foram discutidas possíveis soluções para a superpopulação de aves (pombos domésticos e andorinhas), que vêm sendo registradas em espaços públicos da cidade.
Coordenado pelo Promotor de Justiça Paulo Fernando Lermen, o encontro desta quarta-feira (28/11) teve, além da presença do Chefe do Poder Executivo Municipal, Eduardo Tshiya Tsuru; o comparecimento de titulares de Secretarias Municipais ligadas ao tema, como Afonso Emerick Dutra (Saúde); Eloi Maria (Agricultura); Marcela Rodrigues de Almeida (Meio Ambiente); Clésio Almeida (Educação), além de representantes da Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura e de escolas da rede pública.
Após relatos de que algumas escolas têm fechado quadras de esportes, por falta de condições de uso, em decorrência da presença de pombos no local, foi acordada a realização de um trabalho de conscientização junto à população e empresários locais, para que combatam o hábito de alimentar as aves que se aglomeram em regiões próximas a estabelecimentos comerciais de alimentos.
Também será avaliada a possibilidade de licitação para a contratação de um serviço de erradicação do problema em prédios e praças públicas. Quanto à vigilância sanitária, será feito um levantamento junto aos órgãos públicos estaduais para saber quais apresentem o problema, a fim de contemplá-los com a solução.
Fonte: Ascom MP/RO