Vilhenense não consegue tirar RG e faz desabafo “Descaso com a população”

Após postagem, Lara recebeu diversas mensagens de pessoas que também não conseguiram tirar os documentos.

1105

A emissão de documentos em Vilhena, que historicamente é algo demorado, agora é praticamente impossível. Uma moradora do município, Lara Mello, 48 anos, fez a tentativa de tirar uma nova Carteira de Identidade e se deparou com o problema. Após ter se manifestado nas redes socias, o problema foi escancarado, devido ao número de pessoas que estão passando pelo mesmo problema.

A alegação da Semas – Secretaria Municipal de Assistência Social – em Vilhena, é de que o estado de Rondônia suspendeu as reservas de papel usado na impressão dos documentos temporariamente e por isso as reservas estão fechadas. Vide foto da página oficial da semas na internet.

Segundo Lara, ela foi até a Secretaria em Vilhena, solicitar uma nova Carteira de Identidade no dia 20 de setembro, lá foi informada que devia acessar o site da Semas e agendar.
“Eu estive na Semas no dia 20 e fui informada que deveria fazer um agendamento on-line no site e que esse site só fica disponível às sextas-feiras. Porém eu acessei esse site três vezes e sempre comunica que estão fechados os agendamentos aqui em Vilhena por falta de “Papel” para a confecção do documento de identidade”, disse Mello em entrevista à redação.

Após sua postagem, Lara disse que recebeu inúmeras mensagem de vilhenenses que passam pelo mesmo problema. Entre os comentários estão de moradores que não conseguem viajar, por que não podem emitir os documentos para os filhos. “A vontade é comprar os papéis e levar lá para eles”, disse uma internauta.

O deputado estadual Anderson Pereira (Podemos) chegou a comentar na postagem e disse que “irá cobrar medidas”.

Moradora de Vilhena há mais de 20 anos, Lara disse que irá “incomodar” a secretaria até que eles resolvam sua situação. “Isso é um descaso com a população. É um direito meu e não vou desistir, vou incomodar e ter meu documento”, disse ela.

Página da Semas em Vilhena.

VALIDADE

Apesar da Carteira de Identidade não ter um prazo de validade, alguns países, por exemplo no Mercosul, não aceitam documentos desse tipo, com mais de 10 anos de expedição.

Confira algumas das mensagem que Lara recebeu: