Concurso Cultural do Instituto Sicoob fomenta Consumo Consciente

Tema do concurso visa colaborar para o alcance do 12º objetivo da ONU, que trata do Consumo e Produção Responsáveis

650

Promovido pelo Instituto Sicoob em nível nacional e lançado em Vilhena no dia 20 de agosto, em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob Credisul, o Concurso Cultural intitulado “Todo mundo ganha com a Cooperação”, traz em seu tema-base o despertar sobre o ‘Consumo Consciente’, que objetiva fomentar nas escolas e nas crianças, a cultura cooperativista, por meio da produção de desenhos e textos narrativos, que levem ao debate, a reflexão e a consciência de um comportamento voltado a este novo modo de ver e repensar o consumo.

Por ser um projeto piloto, que deseja despertar a consciência cidadã ainda na infância, inicialmente o concurso foi aplicado entre os alunos do 3º e 5º anos do ensino fundamental da Cooperativa Educacional de Vilhena – Coopevi -, que concorrerão nas categorias redação e desenho, em nível local, regional e nacional. Como incentivo pela participação e empenho, os três primeiros colocados de cada categoria receberão como premiação na etapa local, kits escolares, camiseta e certificados de reconhecimento.

A temática do concurso, visa colaborar para o alcance do 12º objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentre os 17, que precisam ser atingidos até 2030, para o desenvolvimento sustentável, e que pretende garantir às pessoas ao redor do globo uma melhor qualidade de vida. Denominado de ODS 12 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), este princípio trata especificamente do Consumo e Produção Responsáveis e como a falta de consciência, motivada pelo consumo exagerado, vem causando danos e efeitos irreversíveis ao redor do planeta, mas principalmente, como todos juntos podem dar pequenos passos em direção à mudança e colaborar para a conquista de um mundo melhor.

Além da premiação entregue aos alunos, os professores-orientadores e a escola, também serão contemplados com um vale livros, no valor de R$200,00 e um quadro de reconhecimento, respectivamente, pela classificação na etapa local. Além é claro, da garantia de avançar para as próximas etapas. Critérios como originalidade, criatividade, estética e abordagem correta do tema, serão determinantes passem pela banca avaliadora e avancem para etapas seguintes.

Para desenvolvimento dos trabalhos, alunos e professores receberam como material de apoio: um guia, contendo links e fontes de pesquisa, uma cartilha relacionada as ações da Onu para um mundo melhor e material em Power point, para apoio aos professores. Segundo os organizadores do concurso cultural, a ideia é que com a receptividade positiva, muito em breve, o mesmo poderá ser estendido para as demais escolas do município.

O resultado final será enviado por e-mail às escolas no dia 16 de setembro, para a etapa local,  dia 30 de setembro para a etapa regional e divulgados no site www.institutosicoob.org.br no dia 11 de novembro de 2019, para os classificados em nível nacional.