Dia D da vacina contra o sarampo será no próximo sábado, dia 19; confira pontos de vacinação

No mesmo dia será realizada a atualização dos cartões de vacina para todos que solicitarem

752

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo já começou em Vilhena através das ações da Prefeitura de Vilhena. Até o dia 25 de outubro todas as pessoas de 6 meses a 49 anos devem ser vacinadas. O dia D de vacinação ocorre no dia 19 de outubro, sábado, das 8h às 17h, em todos os postinhos de saúde do município. Veja lista de endereços no fim do texto.

“O objetivo da campanha é vacinar o maior números de pessoas para eliminação do vírus no município. Aqueles que têm entre 6 meses e 49 anos e precisem ser vacinados devem procurar o postinho de saúde mais próximo de posse do cartão do SUS e a carteira de vacinação. Além das vacinas da campanha, os agentes de saúde vão verificar a necessidade de para aplicar doses que estão pendentes no cartão de vacina de cada um”, explica Ana Carla Andreola, coordenadora da Atenção Básica.

Sueli Aparecida da Silva, coordenadora do setor de imunização, lembra que Rondônia teve no último ano apenas dois casos de sarampo, sendo um em Vilhena. “Os dois foram ‘importados’, o que significa que as pessoas foram contaminadas em outros Estados, durante viagem, mas moram aqui. O Ministério da Saúde não estabeleceu meta quantitativa de vacinações, mas determinou que sejam imunizados 95% da população de 6 meses a 49 anos sem comprovação vacinal”, completa.

DIA ESPECIAL – O dia D é uma forma de facilitar o acesso das pessoas aos postos de saúde, já que as unidades ficarão o sábado inteiro exclusivamente dedicadas a aplicar vacinas. É a oportunidade que muitos precisam para colocar o cartão de vacina em dia, já que a agenda atarefada dos dias de semana não os permite ter acesso fácil às unidades de saúde.

No entanto, todos os postinhos de saúde vão aplicar vacinas nos interessados durante seu horário de funcionamento normal nos dias de semana. Veja abaixo a lista de postinhos e horários de atendimento. A vacina é contraindicada durante a gestação pois contém o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado.

A DOENÇA – Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em até 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. Pneumonia, otite aguda e encefalite aguda aparecem em estágios avançados. A doença pode deixar sequelas por toda a vida e, inclusive, causar a morte.

 

Fonte: Semcom