As Feiras de Artesanato, organizadas e apoiadas pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV), já renderam aos artesãos participantes mais de R$ 50 mil desde julho, quando começaram a ser realizadas pela atual gestão. O projeto incentiva a produção artística da cidade ao mesmo tempo que proporciona renda, emprego e dá à comunidade uma opção de lazer e entretenimento, visto que as feiras agora agregam música ao vivo, literatura infantil, contação de histórias, pintura facial, exposições e atrações diversas. A mais recente aconteceu neste fim de semana e atraiu centenas de vilhenenses.
Vendendo em média R$ 7,1 mil em produtos a cada edição, os artesãos que participam das feiras da Prefeitura na praça Nossa Senhora Aparecida fazem da atividade uma renda extra e atraem grande público. “Desde que começamos a adicionar novos elementos nas feiras, como a participação de músicos da cidade com apresentações ao vivo, teatro, leitura, contações de histórias, bazares, pintura facial e outros, através de parcerias, as feiras se tornaram também um ambiente familiar de lazer e entretenimento, valorizando o espaço público da praça”, avalia a presidente da Fundação Cultural, Kátia Valléria.
De acordo com a coordenadora das feiras, Hurby Santos, no total cada feira conta com média de 32 artesãos em cada edição e é uma das maneiras mais eficientes de aproximar o público consumidor da produção de artesanato local. “Hoje os artesãos estão cada vez mais relacionados ao comércio cultural do que às manifestações artísticas, pois as atividades deles têm valor agregado e trazem, além de uma ocupação, renda e movimento no comércio da praça”, analisa a coordenadora.
O prefeito Eduardo Japonês apoia a iniciativa e vê com bons olhos a profissionalização de eventos que tragam retorno cultural e financeiro para seus participantes. “Apesar de todos estarem neste ramo porque gostam, eles também merecem ser bem pagos por seus trabalhos. Todo artista depende disso. A cada edição estamos melhorando para que eles sintam-se valorizados e percebam que a Cultura e a Arte têm espaço nesta administração”, completa o prefeito.
CADASTRO – Para participar das feiras de artesanato da Prefeitura é necessário realizar um cadastro simples na Fundação Cultural, localizada na esquina da avenida Presidente Nasser com a avenida Tancredo Neves, das 7h às 13h. Basta levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4. Além disso é necessário levar um trabalho autoral.
Fonte: Semcom