Garimpo ilegal é desativado em parque estadual Igarapés Juruena a 312km de Vilhena

No local estavam 12 pessoas em atividade ilegal

932

Após uma denúncia anônima, foi desativado um garimpo ilegal no Parque Estadual Igarapés Juruena (312 km de Vilhena). A operação contra crimes ambientais foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), na última sexta-feira (23).

Equipes sobrevoaram o local e identificaram 12 pessoas em atividade ilegal de garimpo. Foram destruídos no local 6 motores estacionários, uma moto, e barracos de lona utilizados como abrigo.

Recentemente um jovem de apenas 26 anos, foi soterrado por uma pedra que rolou e caiu sobre ele enquanto trabalhava no garimpo Serra Dourada, na cidade de Pontes e Lacerda, que fica localizado na mesma área do Parque Estadual Igarapés Juruena (LEIA AQUI).

A operação contou com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas para possibilitar a fiscalização da área de difícil acesso por meio terrestre.

O Parque Estadual Igarapés do Juruena é uma Unidade de Conservação de preservação permanente. Está localizada no extremo norte do estado do Mato Grosso, entre Colniza e Cotriguaçú, com a maioria da sua área de 227 mil hectares do Bioma Amazônia.

O Parque Estadual foi instituído pelo Decreto nº 5.438 de 12 de novembro de 2002.