Menino de 9 anos realiza sonho e escreve livro com ajuda do pai em Vilhena

Ideia de escrever um livro surgiu após um sonho do pequeno João Vinícius. Com apoio do pai, o livro foi escrito e publicado no Cone Sul do estado.

1049
Pai e filho escrevem livro juntos em Vilhena — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

“O Pião Negro se escondeu atrás das plantas e viu os bandidos que riam dos animais presos”. Esse é um trecho do livro infantil escrito pelo João Vinícius, de 9 anos, com a ajuda do pai Robinson Francio. Além de aventura, a história que narra a trajetória de um super-herói na floresta também fala de consciência ambiental, retratando de forma lúdica o tráfico de animais silvestres que são retirados da natureza.

Pai e filho moram em Vilhena (RO) no Cone Sul, e decidiram escrever o livro “Pião Negro – o resgate na floresta”, após um sonho do pequeno João, onde ele era um super-herói que salvava animais silvestres.

“Esse bate-papo de pai e filho foi bom porque abriu essa porta. Ele falou ‘pai, vamos escrever esse livro?’ e eu falei vamos. Eu fiz tudo para viabilizar, para que o livro acontecesse. É realmente um sonho para um pai ver isso”, conta Robinson.

O João explica que a ideia com o livro é incentivar as pessoas para que cuidem melhor da natureza. “Entendam que não pode maltratar a natureza, não deixem acontecer alguma coisa com os animais, coisas ruins, e proteja tudo o que tem que ser protegido”, explica o pequeno escritor.

Foram sete meses até a impressão do livro, e durante esse tempo a união entre pai e filho só aumentou. “Criou uma afinidade muito grande entre pai e filho, que nasceu com a ideia do livro, mas que a gente sempre fez questão de cultivar em casa até hoje. Agora é mais comum a gente sentar, praticamente todas as noites, para discutir coisas assim”, conta o pai, orgulhoso.

No lançamento do livro, João deu autógrafos e ganhou amigos admiradores, como o Matheo Francisco. “O meu primeiro livro autografado foi dele. Achei [o livro] muito legal, muito mesmo”, comenta o jovem leitor.

A Ana Cláudia, mãe do João, é fã dos dois novos escritores e fala com orgulho da conquista filho e do marido. “Nós somos professores e para a gente nada mais gratificante do que ter um filho escritor, o pai também”, diz.

Fonte: Portal G1