OPERAÇÃO TRÍADE: Polícia Civil prende ex-secretários por desvios de verbas e falsidade ideológica

Dois mandados ainda continuam em aberto, mas deverão ser cumpridos nos próximos dias.

84

Por
Leir Freitas

No início da manhã de hoje, sexta-feira, 10 de junho, o delegado Fábio Campos, juntamente com diversos agentes da Polícia Civil, cumpriram 5 de 7 mandados de prisão expedidos em desfavor de ex-secretários da gestão Rover.

A Operação Tríade que foi instituída após investigações relacionadas à operação “Água Limpa”, que investigava desvios de verbas no Sistema Autônomo de Águas e Esgotos-SAAE durante a gestão de Josafá Bezerra, investiga o desvios de verbas superior a 2 milhões dos cofres da Prefeitura Municipal e pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicas-SEMOSP, através de serviços contratados sem processo de licitação por empresas fantasmas.

Segundo o delegado Fábio Campos, que chefia a operação, só através da secretaria da SEMOSP, foram desviados mais de 1 milhão de reais em nome de empresas fantasmas e de fraudes em ordens de pagamentos com carimbos falsificados, o que levaram as empresas que realmente prestaram os serviços e não receberam, a denunciar a fraude e colaborar com a investigações. Ainda segundo o delegado, este se configura crime de falsidade ideológica, através da falsificação de documentos e assinaturas.

Os 5 mandados de prisão cumpridos hoje, foram contra José Luis Serafim, ex-secretário de comunicação, Nicolau Junior, ex-servidor da prefeitura, Elizeu Lima, secretário de administração da prefeitura. Os advogados Josafá Bezerra, ex-diretor do SAAE de Vilhena, e Bruno Pietrobon, ex-chefe de gabinete, também foram detidos, porém, cumprirão suas prisões em regime domiciliar, através do uso de tornozeleiras eletrônicas, devido o fato de não haver no município celas especiais para o cumprimento das penas em regime fechado.

Dos 2 mandados que ainda não foram cumpridos, um é desfavor de Miguel Severino Junior, ex-assessor governamental, que se encontra em viagem para São Paulo. O nome correspondente ao outro mandado, que continua em aberto, não foi revelado pelo delegado, mas deve ser cumprido nos próximos dias.

De acordo com o delegado Fábio Campo, a operação tem o nome Tríade, em alusão aos três núcleos de corrupção investigados dentro da prefeitura de Vlhena: Semosp, Semcom e o núcleo Elotech.

 

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS