Porto Velho completa 104 anos de criação

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Porto Velho completa nesta terça-feira (2) 104 anos de criação. A capital rondoniense tem atualmente 519,5 mil habitantes distribuídos por 34 mil quilômetros quadrados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o mais populoso município de Rondônia e o terceiro da região Norte, atrás apenas de Belém (PA) e Manaus (AM). E é a 21ª capital estadual com mais habitantes.

Em alusão à festividade, a partir das 9 horas, na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) assinará a ordem de serviço para o lançamento da obra de revitalização de todo complexo da lendária ferrovia Madeira Mamoré, que, de acordo com o prefeito, se tornará verdadeiramente um ponto turístico para a cidade.

Durante o dia serão realizados eventos, conforme programação da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural).

 

Confira a programação

17h às 20h – Forró Piolho de Cobra & participações, Tributo ao Menestrel (Zezinho dos Cobras do Forró), Silvio Santos, Mayra Arruda, Lívia e Thainara e Dhenny Mel.

20h às 21h15min – Banda Gata Forrozeira

21h30min às 22h30min – Edineide Souza

 

História de Porto Velho

A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) foi construída, em três fases, de 1871 a 1912, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, com 366 km de extensão.

Oficializada em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em plena Floresta Amazônica, e inserida na maior bacia hidrográfica do mundo, onde os rios ainda governam a vida dos homens, é a Capital do estado de Rondônia. Fica nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas.

Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim, a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e os EUA, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso.

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7km abaixo, em local muito mais favorável.

Em 15 de janeiro de 1873, o Imperador Dom Pedro II assinou o Decreto-Lei nº 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações subirem o Rio Madeira. Em decorrência, foram construídas modernas facilidades de atracação em Santo Antônio, que passou a ser denominado Porto Novo.

O porto velho dos militares continuou a ser usado por sua maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até Santo Antônio, ponto inicial da EFMM.

Percival Farquhar, proprietário da empresa que afinal conseguiu concluir a ferrovia em 1912, desde 1907 usava o velho porto para descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele (já na província do Amazonas), tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que, quando foi afinal oficializada pela Assembléia do Amazonas, recebeu o nome Porto Velho. Hoje, a capital de Rondônia.

A cidade nasceu e cresceu das instalações ferroviárias da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, através da exploração de borracha e posteriormente de cassiterita e de ouro. Moravam cerca de mil pessoas quando a obra da construção da Estrada de Ferro se concluiu, geralmente seus residentes eram funcionários da empresa construtora.

Tornou-se município em 1914, quando ainda pertencia ao Estado do Mato Grosso. Em 1943, com o município de Guajará-Mirim passou a constituir o Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia, e veio a ser elevado à categoria de Estado em 4 de janeiro de 1982. Com informações do pt.wikipedia.org/wiki/História_de_Porto_Velho.