Surto de Butolismo assusta população de município de em RO; 04 pessoas estão em estado grave

11002

No dia 10 de fevereiro de 2019, oito pessoas participaram de um almoço em São Miguel do Guaporé, interior do estado,  o qual resultou num possível surto de botulismo. Do total de pessoas envolvidas no surto, são 05 adultas que estão internadas, 04 em estado grave na UTI do  HRC, em Ji-Paraná e 01 no HEURO, em Cacoal, sem sinais  de agravamento. As outras 3 pessoas estão sem sintomas, sendo 01 adulto e 2 crianças.

Este surto está sendo acompanhado por uma equipe multiprofissional de diversos setores da Secretaria Estadual de Saúde, LACEN, CIEVS e Vigilâncias Epidemiológicas de Cacoal, São Miguel e Alvorada. Foram coletadas amostras de todos os pacientes, bem como de alimentos da  residência onde ocorreu o almoço para análise no LACEN RO.

Os 04 pacientes graves já tomaram o soro anti-botilínico e o Ministério da Saúde está encaminhando mais soros para administrar aos demais que participaram deste almoço, mesmo assintomáticos, com previsão de chegada em P. Velho ainda hoje.

Para medidas de prevenção é recomendado evitar a ingestão de alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e no aspecto. Conservas caseiras e produtos industrializados que não ofereçam segurança devem ser fervidos ou cozidos por 15 minutos antes de serem consumidos. E é importante não conservar alimentos a uma temperatura acima de 15ºC.

BUTOLISMO

O botulismo é uma doença bacteriana rara, porém GRAVE e NÃO CONTAGIOSA. A bactéria causadora dessa condição pode entrar no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente enlatados e os que são preservados inadequadamente.

Os principais sintomas do botulismo são paralisia muscular progressiva, que se inicia pelo rosto, dificuldade de abrir os olhos, de engolir e visão dupla. Se não for tratado, os sintomas progridem e passa a haver dificuldade para se mexer e respirar.