Secretaria do Meio Ambiente promove palestra sobre resíduos sólidos nas escolas municipais, em Vilhena

As palestras são o ponto inicial para a instalação da coleta seletiva na cidade e também serão realizadas nas indústrias do município.

82

Na manhã de quinta-feira 2 de março, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) deu início a um circuito de palestras sobre resíduos sólidos (lixo) nas escolas municipais de Vilhena. A escola Abilio Juliano Nicolielo Neto foi a primeira a receber orientações sobre o descartes e reaproveitamento de cada tipo de material. Esta ação é uma introdução para a implantação da coleta seletiva na cidade.

O secretário Jorge Rabello, que é gestor de resíduos e trabalhou cerca de 2 anos como gerente da unidade de triagem do Aterro Sanitário de Vilhena, transmitiu um pouco do seu conhecimento sobre o assunto, de forma didática, aos professores e diretoria da escola. O objetivo, de acordo com ele, é trabalhar com a conscientização das crianças e assim atingir indiretamente os pais.

“A mente do adulto possui um tradição, por isso se torna resistente à questão ambiental. A mente da criança é totalmente executiva, então temos que trabalhar, a curto prazo, com a repreensão nas crianças. A mente delas é o melhor instrumento de mudança de consciência ambiental. Elas, com certeza, irão passar para os pais e assim começamos um círculo que, a médio e longo prazo, vai dar resultados”, explicou.

Jorge esclareceu o funcionamento da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis em Vilhena e como ela ajuda na inclusão de pessoas na sociedade, proporcionando uma renda mensal para essas pessoas, além de usar um material que entendemos como lixo para gerar lucro para a cidade.

A diretora da escola, Elzeni Marta de Oliveira contou à reportagem do VILHENA NOTÍCIAS que pretende elaborar uma palestra específica para as crianças, afim de repassar todo o aprendizado que receberam. “Até nós não sabíamos que lixo não era lixo. Agora vamos fazer algo voltado para as crianças, porque a forma de aprendizado delas é diferente. A escola é o local de ensinar, através da criança atingimos sua família também”, relatou.

Para a professora Francieli Dalla Corte, que afirma ser muito preocupada com o meio ambiente, a palestra foi algo essencial para os dias de hoje. “Eu sou muito preocupada com o meio ambiente e acredito que existe muitas pessoas preocupadas, mas elas não sabem direito como agir”. Ela destacou também que as crianças costumam executar com eficácia o que aprendem na escola. “A crianças, as vezes, escutam mais o professor do que os pais. A gente sempre trabalhou assim com a reciclagem. Pra não jogar lixo no chão, na época das queimadas não jogar cigarro no chão. Na escola realmente é um bom ponto de partida”, disse.

Economia para o município

Na palestra, o secretário apresentou projetos que podem ser executados para gerar economia ao município. Um deles seria a utilização do lixo orgânico para a produção de adubo natural.

De acordo com Jorge, de dez toneladas de lixo produzido 40% é orgânico. “Se nós segurarmos esse material orgânico e fizer a compostagem, que só pode ser feita a 10km da área urbana por causa do mal cheiro da decomposição dos alimentos, iremos produzir um adubo natural de 86% de aproveitamento, que pode ser vendido para os chacareiros”, explicou.

O óleo de cozinha usado, que se torna um veneno para o lençol freático, também é uma opção para a produção de sabão. Segundo o secretário, um projeto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pode surgir futuramente. “Já conversei com a secretaria Raquel Donadon para elaborarmos um projeto e criarmos uma fábrica de sabão dentro da cooperativa. O nosso objetivo é recolher todo o óleo usado e assim a Semed não vai precisar comprar mais sabão. Olha a economia que o município vai ter”.

A madeira, com o tratamento adequado feito pela cooperativa, pode também ser reaproveitada e vendida como combustível para padarias e pizzarias da cidade.

Secretaria do Meio Ambiente promove palestra sobre resíduos sólidos nas escolas municipais, em Vilhena
Secretaria do Meio Ambiente promove palestra sobre resíduos sólidos nas escolas municipais, em Vilhena
Secretaria do Meio Ambiente promove palestra sobre resíduos sólidos nas escolas municipais, em Vilhena
Secretaria do Meio Ambiente promove palestra sobre resíduos sólidos nas escolas municipais, em Vilhena
 

FONTE: Vilhena Notícias