PADRE RENATO: “Vivi aqui, seis dos melhores anos de minha vida”

O padre Renato Luiz Caron, 42 anos, se despediu de Vilhena, onde disse que passou seis, dos melhores anos de sua vida.

1686

Por
Eliete Marques

O padre Renato Luiz Caron, 42 anos, se despediu de Vilhena, onde disse que passou seis, dos melhores anos de sua vida.

Renato, padre desde 1995, trabalhou seis anos na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena. Na madrugada de hoje, ele seguiu para Santa Catarina, de onde deve viajar na próxima semana para o Haiti, país destruído por um terremoto em 2010.

Confira a entrevista, que padre Renato concedeu ao Vilhena Notícias, na última segunda-feira, cinco de março.

VN: Quais foram as maiores alegrias em Vilhena?
Padre Renato: Dinamismo da Igreja, sobretudo do apostolado leigo, e grandes e sólidas amizades.

VN: Quais foram os maiores desafios nos seis anos de trabalho? 
Padre Renato: Volume de trabalho numa paróquia de grandes dimensões territoriais e grandes desafios pastorais.

VN: O que é missão de paz para os católicos? 
Padre Renato: Difere daquela realizado pelas forças armadas que visam garantir um mínimo de condições de sociabilidade. O trabalho de missionários e voluntários, numa missão de paz é agregar condições e recursos técnicos, econômicos e humanos para minimizar a sofrimento de determinada parcela de uma população ou de toda ela, atingida por catástrofe de ordem natural ou outra.

VN: Como se deu o processo de ser enviado ao Haiti? 
Padre Renato: O exemplo de Jesus e sua atuação junto aos pequenos e marginalizados é o grande inspirador. E conhecendo e admirando o trabalho lindo de missionários brasileiros no Haiti e depois de uma consulta, quase que por curiosidade, de quais seriam as possibilidades de um padre diocesano unir-se a uma frente missionária religiosa, as “portas foram se abrindo” de maneira muito singular e significativa, o que, para mim, representou um sinal inequívoco da vontade de Deus.

VN: Tem um tempo determinado para o senhor ficar no Haiti? 
Padre Renato: As condições precárias podem supor muita dificuldade a ser enfrentada, mas o Senhor garante estar conosco até o final. E se “o Senhor é o pastor, nada faltará…” Minha liberação e envio, pela diocese de Caçador, é de três anos, podendo ser antecipada ou estendida, conforme as necessidades.

VN: Quais coisas desta cidade vão deixar saudade para o senhor? 
Padre Renato: A saudade será principalmente das pessoas, e os momentos de encontro com elas, como as serenatas de aniversário e outras cantorias, os encontros de formação, a confiança e o carinho das confissões, as Primeiras Eucaristias nas comunidades, a preparação e as missas da Expovil e do CTG, a espontaneidade do povo nas celebrações das comunidades, os encontros de jovens, as visitas aos doentes e sua vontade de viver e sair daquela situação, as Pedaladas pela vida e outras manifestações de fé como as procissões e representações da Via-Sacra… e muito mais.

VN: Deixe uma mensagem para os vilhenenses. 
Padre Renato: Vivi aqui, 6 dos melhores anos de minha vida e desejo que todos continuem proporcionando isso uns aos outros daqui e a todos que por aqui passarem,cuidando da cidade, zelando pelo patrimônio cultural e social que aqui existe, querendo-a e fazendo-a melhor sempre mais.