Atletas rondonienses participaram do Campeonato Brasileiro de Basquete com o incentivo do governo de Rondônia, por meio do programa Pró-Atleta, e emendas parlamentares. O evento aconteceu em Caxias do Sul (RS), entre os dias 8 e 16 de novembro. As equipes competiram nas categorias 30+ e 40+, demonstrando talento, garra e determinação.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, parabenizou o desempenho das atletas e reforçou o empenho da gestão estadual com o desenvolvimento esportivo. “As conquistas no Campeonato Brasileiro de Basquete são motivo de orgulho para Rondônia. Nossas atletas demonstraram dedicação, talento e amor pelo esporte, levando o nome do estado a nível nacional. O governo do estado continuará investindo em programas como o Pró-Atleta, que oferece suporte essencial aos esportistas e fortalece a prática esportiva como ferramenta de transformação social e inclusão”, ressaltou.
RESULTADO Categoria 30+: a equipe conquistou 3º lugar, com destaque para três atletas que ficaram entre as 10 maiores cestinhas do campeonato.Categoria 40+: a equipe alcançou a 5ª colocação, com mais uma atleta brilhando como uma das 10 principais pontuadoras da competição.
As conquistas resultam do comprometimento das atletas e do suporte fundamental do programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), além do apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO), por meio das emendas parlamentares, que contribuiu com as passagens aéreas das atletas, garantindo que Rondônia estivesse bem representada na competição nacional.
Equipes 30+ e 40+ conquistaram 3º e 5º lugar, respectivamente
A atleta Thaynara Rios Pinheiro destacou que, agora, o foco se volta para o próximo desafio: o Campeonato Norte e Nordeste, que será realizado em abril de 2025, na cidade de Natal. “Seguimos empenhadas em levar o nome de Rondônia ainda mais longe, promovendo o esporte e destacando o talento das atletas veteranas. Agradecemos o apoio do governo do estado, pois sem ele não teríamos conseguido chegar aqui.”
O secretário da Sejucel, Júnior Lopes, frisou a relevância dos investimentos no esporte em Rondônia. “O governo do estado, por meio do programa Pró-Atleta, reafirma o empenho em apoiar os atletas rondonienses; contribuir não apenas para o desenvolvimento das modalidades esportivas, mas também para a valorização do esporte amador, que desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos e na promoção da inclusão social no estado.”
PRÓ-ATLETA
O programa estadual incentiva a participação e atendimento às necessidades de atletas, respaldando e viabilizando o fomento ao esporte de alta performance pelo estado. Mediante o fornecimento de passagens, o programa capacita os esportistas com as ferramentas possíveis para participarem em diversas competições nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional.