Brasileirão 2023 começa com grande investimento externo

A nova era do futebol brasileiro a nível de gestionamento

778
www.br.depositphotos.com

O Brasileirão Série A começa no próximo final-de-semana, com o campeão Palmeiras abrindo a edição 2023, neste sábado às 16:00 frente ao Cuiabá, no Allianz Parque em São Paulo.

Este campeonato será marcado pelo retorno dos históricos Cruzeiro e Vasco da Gama e pelo aumento generalizado da capacidade financeira de alguns times, ao abrigo das Sociedades Anônimas do Futebol (SAF).

A entrada em cena desse modelo de negócio promete dar uma nova cara ao futebol brasileiro, com promessas de investimento em reforços e em mudanças estruturais de relevo.

Desde o Cruzeiro, detido pelo antigo craque Ronaldo Fenômeno, ao Botafogo, do milionário norte-americano John Textor, passando pelo Bahia, que agora faz parte do grupo City, e ainda pelo Red Bull Bragantino, desde 2019 no universo da famosa bebida energética, a intenção passa por modernizar e dinamizar a capacidade dos clubes brasileiros. Cuiabá e Vasco da Gama completam o lote de equipes que já aderiram a esse modelo.

Assente em uma forte base popular e capaz de gerar receitas elevadas, o Flamengo ainda passa ao lado desta forma de gestão, mas até o campeão Palmeiras ganhou projeção desde a entrada em cena de Leila Pereira, detentora da empresa de financiamento e investimento Crefisa.

Mas um eventual impacto positivo do fenômeno SAF pode ditar mudanças de abordagem por parte de Flamengo, Palmeiras e até de Atlético Mineiro, que conquistaram os últimos quatro campeonatos. Curiosamente, esses times são os três principais favoritos da Série A 2023.

Ao menos, é aquilo que dizem os especialistas em previsões esportivas, do portal SOSapostas na página dedicada aos melhores palpites do Campeonato brasileiro. Veremos se isso vai se confirmar nessa nova era do Brasileirão.