O governo de Rondônia homenageou, na segunda-feira (10), o Dia do Atleta Profissional, ressaltando o empenho e as conquistas de esportistas rondonienses que têm levado o nome do estado para pódios nacionais e internacionais. Com foco no incentivo ao esporte de alta performance, o programa Pró-Atleta tem sido fundamental para garantir a participação de atletas em competições, por meio do fornecimento de passagens aéreas, viabilizando sonhos e resultados expressivos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa é fundamental para o desenvolvimento do esporte local. “Acreditamos no poder transformador do esporte. O Pró-Atleta é uma iniciativa que garante oportunidades para que os esportistas alcancem novos patamares e levem o nome de Rondônia para o mundo”, salientou.
O titular interino da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo, ressaltou o engajamento do governo de Rondônia em continuar investindo no esporte. “O Pró-Atleta é uma ferramenta essencial para impulsionar o esporte de alto rendimento. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o suporte, garantindo que mais atletas tenham condições de competir e se destacar no cenário esportivo”, ressaltou.
ATLETAS DE PONTA
O destaque mais recente é o lutador Allon Rohde, conhecido como “Alemão do Jiu-Jitsu”, que garantiu duas medalhas no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2025, realizado em Lisboa, Portugal. O atleta conquistou a prata no absoluto e o bronze na categoria faixa preta, evidenciando a força do Jiu-Jitsu rondoniense em competições internacionais. “O apoio do governo foi fundamental para minha participação no campeonato. Sem esse suporte seria impossível competir em eventos desse nível”, enfatizou.
Entre outros atletas beneficiados, Ângelo Rafael, medalhista no Campeonato Europeu de Paris (FRA), conquistou o 3º lugar também no jiu-jitsu, em janeiro deste ano, com o incentivo do programa. “Sem dúvida alguma, o apoio do governo de Rondônia foi de relevância, pois sem este, eu e muitos outros atletas não teríamos a oportunidade de competir em eventos de alto nível como esse”, evidenciou.
O atleta Maicon Romano, que participou do Triatlo Capixaba de Ferro, destacou a importância do incentivo para alcançar o título na categoria de 35 a 39 anos, garantindo o 6º lugar geral na principal classe da competição. “O Pró-Atleta abriu portas para o esporte rondoniense. Só tenho crescido ao disputar grandes eventos e representar Rondônia no cenário nacional e internacional.”
Em 2024, o programa beneficiou 1.480 atletas e contribuiu para conquista de 1.160 medalhas em modalidades individuais e coletivas, incluindo:
- Jiu-jitsu;
- Judô;
- Ciclismo;
- Triathlon;
- Futebol 7;
- Futsal;
- Vôlei de praia, entre outras.