As olimpíadas são um dos maiores eventos esportivos do mundo que destaca o melhor dos países em tradicionais modalidades como atletismo, natação, ginástica e outros. Buscando renovação e cada vez mais popularidade, o Comitê Olímpico Internacional trará mudanças nas próximas edições das Olimpíadas. Além das novidades que aparecerão em Paris 2024, o evento já tem mudanças significativas para a edição de 2028 em Los Angeles e até um novo rumo da organização no mundo dos esports.
Novas modalidades são desconhecidas para muitos brasileiros
Os jogos de Paris 2024 já trarão novidades em relação a última edição em Tokyo, com a entrada de canoagem slalom extremo e breaking dance, porém a edição de 2028 que acontecerá em Los Angeles, nos Estados Unidos, já está sendo pensada e contará com 5 novas modalidades esportivas. As novas modalidades são squash, críquete, flag football, lacrosse e beisebol/softball.
Muitos destes novos esportes que estarão nas olimpíadas tem forte influência americana enquanto outros estavam a um bom tempo sem aparecer. Uma das novidades com forte influência do país sede é o flag football, que funciona como um futebol americano adaptado. Outro esporte que é bem popular nos Estados Unidos e para muitos, novidade no Brasil, é o lacrosse. O esporte consiste em um jogo de equipe, onde os jogadores têm tacos com redes em um formato parecido com hockey, esta modalidade já esteve presente nas edições de 1904 e 1908.
Críquete é o 2º esporte mais popular do mundo e volta nas Olimpíadas de Los Angeles
O softball/beisebol também é um esporte que já esteve na competição na edição de Atlanta em 1996 e retorna novamente na edição americana. Já o Críquete é o 2º esporte mais popular do mundo, apesar de desconhecido no Brasil ele vem ganhando bastante notoriedade mundialmente e já esteve nas olimpíadas em 1900. Países onde o Críquete é muito popular são Índia, Paquistão, Arábia Saudita, Austrália, entre outros da Ásia. Por último, squash é outra novidade que aparecerá em 2028, após mais de 20 anos pela confirmação para integrar os Jogos Olímpicos.
O anúncio destas novas modalidades veio durante a 141ª sessão do COI que estava acontecendo em Mumbai, na Índia. Além dos anúncios relacionados aos tradicionais jogos olímpicos, o COI também propôs uma nova iniciativa no mundo dos esportes eletrônicos. Agora, além de competições de esports já consolidadas como a Major de CS 2, The International e Worlds, os jogos eletrônicos também terão um evento organizado pelo Comitê Olímpico Internacional, porém que fogem um pouco do padrão que estamos acostumados.
COI pretende criar Jogos Olímpicos de Esports
Apesar de estar em etapas iniciais, Thomas Bach anunciou o planejamento dos Jogos Olímpicos de esports e o presidente do COI foi enfático quanto ao alcance dos esports. Conforme dados informados pelo próprio presidente da Comissão Olímpica Internacional, mais de 3 bilhões de pessoas consomem jogos eletrônicos em diversas plataformas, sendo que 500 milhões destas acompanham torneios de esports de diversas categorias, ou de esportes virtuais ou de simulação de esportes.
O Comitê Olímpico Internacional Inclusive já vem criando um evento ligado aos esportes desde 2021, o Olympic Esports Series que conta com categorias de jogos como Automobilismo, Xadrez, Tênis, entre outros. Este ano estes jogos ainda tiveram uma final presencial que aconteceu em Singapura e tudo isso serve como estudo, para estabelecer este novo grande tipo de evento de esportes eletrônicos.
Vale ressaltar que todos estes esportes eletrônicos envolvidos nos eventos ligados às Olimpíadas são não-violentos, o que é uma das premissas que o COI pretende seguir à risca, algo bem diferente das maiores competições que acontecem hoje em dia. E isto pôde ser conferido durante as finais que aconteceram presencialmente em junho. Durante a competição participaram 131 atletas em 10 modalidades e nenhuma envolvia jogos de eliminação de personagens.