12ª Conferência Municipal reúne autoridades e acadêmicos para discutir melhorias na Assistência Social

O evento durou o dia inteiro e contou com palestras, grupos de trabalho e apresentações culturais

550
Foto: Divulgação/Semcom

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir as políticas públicas voltadas ao setor. O tema deste ano foi “O desafio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) à Luz do Plano Decenal”. Durante o encontro, realizado no Cati (Centro de Atendimento ao Idoso), se formaram grupos para discutir os temas e apresentação de propostas, que se forem aprovadas vão ser levadas para conferência estadual e nacional.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, a vice-prefeita Maria José, a secretária de Assistência Social Patrícia da Glória, assistentes sociais, acadêmicos e membros da comunidade em geral. Os alunos da ONG “O Caminho” fizeram apresentações de dança e teatro, além disso o Centro de Referência Especializada da Criança e Adolescente (Creca) também fez apresentações culturais do Serviço de Convivência da entidade.

Os principais temas discutidos durante o evento abordaram emendas constitucionais, a relação do Suas com o sistema de Justiça, a reforma da previdência social e seus impactos na seguridade social, a gestão e controle social.

“Todos estavam muito concentrados nos trabalhos e acredito que conseguiremos avançar na evolução das políticas públicas para nossa área através desta conferência. Agradeço a participação e envolvimento de todos nesse debate produtivo”, avaliou Patrícia.

A palestrante e conselheira estadual, Marinilde Santos considera a importância da conferência que acontece a cada 4 anos. “Este evento é um espaço de democracia e exercício da cidadania, onde a sociedade civil paritariamente com o poder público discute, avalia e define as ações”, explicou a palestrante.

“Vejo a conferência com bons olhos. Tudo aqui foi pensado para a população, para o bem-estar coletivo e o direito de todos. O evento estava lindo e parabenizo os organizadores por isso”, disse a vice-prefeita, Maria José.

 

Fonte: Semcom