Aula prática: alunos visitam Parque Ecológico no Dia Mundial da Água

Uma manhã de muito aprendizado reuniu 100 pessoas entre alunos e professores da rede municipal

669

Os alunos da escola municipal Felipe Rocha ganharam uma manhã muito produtiva em comemoração ao Dia Mundial da Água no Parque Ecológico da cidade. Eles aproveitaram passeio com apontamentos sobre fauna e flora, roda de conversa sobre as fontes de água e conheceram a nascente do rio Barão do Melgaço.

As crianças foram recebidas às 8h30 pela professora Katy Barros, coordenadora da Educação Ambiental na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Katy passou todas as informações e roteiro sobre o que seria aprendido no passeio. Em seguida, a professora Ana Neri, conhecida na cidade por vários projetos ambientais já realizados principalmente através da escola Zilda e Tiradentes, apresentou para os alunos uma breve história das nascentes da região, principalmente da importância da preservação da pureza da água e da relevância do consumo consciente.

“Infelizmente o ser humano só da importância para algo quando perdemos. A água potável é essencial para nossa sobrevivência. Temos que tomar medidas para que ela não se torne escassa”, pontuou a professora Neri.

Na sequência o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Gustavo Nóbrega, levou os alunos para um passeio dentro do Parque Ecológico, tirando as dúvidas e facilitando o entendimento dos alunos sobre o Meio Ambiente, o que transformou a trilha em um laboratório de aprendizagem e descoberta.

Na roda de conversa as crianças contaram atividades do dia-a-dia que envolvem o uso e a reutilização da água. O professor Deoclides Rodrigues agradeceu a oportunidade, ressaltando que “através de vários profissionais especializados, os alunos estão aprendendo a importância da água e do Meio Ambiente. Foi uma experiência muito positiva”.

O aluno Wiliam Hanemanmn, de apenas 9 anos, explicou um pouco do que aprendeu sobre a mata.  “As árvores fornecem um ar limpo e protegem nossos rios”, pontuou, com confiança.

Assim com o jovem, todos aprenderam regras de preservação de rios e nascentes, descarte correto do lixo e cuidados com a floresta. O passeio foi coordenado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e com o engenheiro florestal, Valdiney Campos, da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).