Conheça os candidatos a conselheiros tutelares de Vilhena, eleição é dia 6 de outubro

58 candidatos disputam as 10 vagas disponíveis para os 2 conselhos da cidade

1343
Foto: Divulgação/Semcom

A eleição para conselheiros tutelares de Vilhena superou em quase 10 vezes o número de candidatos em relação à eleição passada. Neste ano 58 pessoas se candidataram, contra 6 do processo eleitoral anterior. Há 10 vagas disponíveis e a campanha teve início no dia 15 com votação marcada para acontecer no dia 6 de outubro.

O secretário adjunto da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Rafael Reis, explica a importância dessa eleição para Vilhena. “Esse processo fortalece a rede de proteção das crianças e dos adolescentes em nosso município, resguardando os seus direitos conforme o Estatuto delas prevê. Incentivamos a toda a comunidade para participar”, conta.

Nesta nova gestão, o prefeito Eduardo Japonês determinou a valorização dos conselheiros através de aumento no salário para o cargo, saindo de R$ 1,8 mil para R$ 2,5 mil, um aumento de quase 40%.

“A cidade, especialmente nas periferias, precisa ter mais investimentos para cuidarmos de nossas crianças e adolescentes. Visando isso estamos investindo em programas sociais, esportivos, culturais e agora fortalecendo o Conselho Tutelar”, conta o prefeito.

DOIS CONSELHOS – Será implantado no início do ano que vem uma segunda sede do Conselho Tutelar em Vilhena. Os 10 candidatos eleitos se dividirão entre os dois órgãos para prestar serviços à comunidade de forma ainda mais abrangente a partir de 2020.

ENTREVISTAS À IMPRENSA – Após reunião realizada nesta semana, ficaram definidos vários aspectos que estavam confundindo os candidatos quanto às permissões e proibições do edital do processo eleitoral. Uma das mais importantes versa sobre as entrevistas nos veículos de comunicação.

Chegou-se ao entendimento que os candidatos podem procurar os jornais (digitais, impressos, televisivos ou falados) para conceder entrevistas desde que não exponham número nem peçam votos. A participação deve ser de caráter informativo sobre as propostas e o pleito de forma geral.

 

Fonte: Semcom