Conta de água deverá ter aumento a partir de agosto, mas diretor garante que reajuste será gradual

Aumento de 12,5% foi apresentado por presidente de bairro em audiência pública. SAAE queria reajuste de 19,5%.

71

Em visita à redação do VILHENA NOTÍCIAS em 31 de maio, o diretor do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) de Vilhena, Arijoan Cavalcante dos Santos e o adjunto da autarquia, Givaldo Rios, informaram que a tarifa de água deverá ter reajuste de 12,5% a partir de agosto.

O reajuste foi debatido no dia 30 de maio, em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Representantes do Poder Legislativo do município, presidentes de bairros e sociedade civil discutiram o tema.

Arijoan Santos disse que a proposta levada à audiência pelo SAAE era para que a tarifa fosse reajustada em 19,5%, mas o percentual não foi aceito pelos vereadores e presidentes de bairros. Segundo ele, o déficit que o SAAE tem hoje é de 88% e isso devido aos reajustes não dados no período de 2008 a 2012 e nos anos de 2015 e 2016. “A população não poderia ser penalizada com um aumento 88% e por isso apresentamos a proposta de 19,5%, que também não foi aceita”, ressaltou Arijoan.

A reunião que teve duração de quase 4 horas, foi definida com a proposta apresentada pelo presidente do barro Jardim América, que sugeriu o reajuste de 12,5%, aumento este que chegaria ao contribuinte a partir de agosto.

 

REAJUSTE

De acordo com a proposta, os 12,5% seriam divididos em três parcelas. A partir do dia 10/08 as contas de água seriam reajustadas em 7,5%. Em 10/10 seria praticado um novo reajuste de mais 2,5% e em 10/11 mais 2,5%, que totalizaria 12,5% conforme sugestão apresentada na audiência.

O diretor do SAAE destacou na entrevista que o reajuste de 12,5% não sanaria o déficit da autarquia, mas que precisará trabalhar com esse percentual. A proposta precisa passar por aprovação da Câmara de Vereadores.

A proposta ainda não viabilizaria a realização de concurso público para o SAAE. “Não podemos agir com irresponsabilidade e abrir um concurso público para a autarquia com o déficit que ela [SAAE] tem hoje. Tem uma carência de pessoal muito grande, mas primeiro precisamos reordenar as contas para depois pensar em investimentos”, finalizou Arijoan.

 

MANIFESTAÇÕES

O vereador França Silva (PV), presente na audiência, disse que não irá concordar com nenhum percentual de aumento de taxa na água dos vilhenenses, se no projeto não for incluso a Taxa Social, que reduz em 50% o valor da taxa para pessoas com hipossuficiência financeira comprovada.

Leia: Sem Taxa Social, França Silva votará contra qualquer aumento na tarifa de água em Vilhena

“A população está sofrendo demais com diversos aumentos no país inteiro, nem todos têm condições para pagar por mais aumentos. Por isso, aqueles que comprovadamente, através de cadastro têm uma condição econômica desfavorável, a prefeitura tem que ajudá-los, faz parte da justiça social”, disse ele na ocasião França.

Outro parlamentar a se posicionar foi Ronildo Macedo (PV), que questionou o diretor do SAAE sobre a promessa da prefeita Rosani Donadon (PMDB) de que daria o desconto de 50% na taxa de água às pessoas carentes. “Eu lembro que na oportunidade da tentativa do aumento de 40% na taxa de água, houve a promessa por parte da prefeita de que haveria o desconto de 50% para as pessoas de baixa renda da cidade, porque isso não é mantido nesta nova proposta?”, indagou Ronildo.

Leia: Após esforço dos vereadores e pedido da população prefeita derruba aumento de 40% da água

A Câmara deverá colocar o reajuste na pauta de votação já nas próximas sessões ordinárias.

 

LEIA MAIS

SAAE aprova reajuste e vilhenenses pagarão mais caro pela água
Aumento na tarifa de água em Vilhena é alvo de críticas na Câmara
SAAE: “É preciso trabalhar o dinheiro público com mais seriedade”, diz Ronildo Macedo sobre aumento de 40% na conta de água
SAAE deve perder autonomia após anunciar aumento de 40% na tarifa de água em Vilhena
Reajustes de taxas do SAAE deverão ser aprovados pela Câmara, decidem vereadores

 

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS