O Vilhena Notícias recebeu denúncias de que sacolas com lixo hospitalar estariam sendo jogadas no lixão da cidade, juntamente com os detritos domésticos.
De acordo com a fonte, que não quer ser identificada, as fotos do lixão foram tiradas no início do mês de agosto, no período noturno. A denúncia afirma que diversos materiais hospitalares contaminados, como luvas, seringas e ainda bolsas de soros, com nomes de pacientes, são jogados pelo caminhão da prefeitura, mas são queimados durante a noite, no local.
Contudo, existem diversas pessoas catadoras de lixo, que estão presentes com freqüência no lixão e podem ser contaminados com os materiais hospitalares. Um destes catadores revelou ao Vilhena Notícias, que já encontraram até pedaços de carne, oriundos de exames médicos e que sempre encontram detritos hospitalares no lixão.
A coordenadora da Vigilância Sanitária do município, Adelires Calonego Albuquerque, explica que já foi informada do caso, através de denúncia e que fiscais estão verificando a situação para descobrir o responsável e penalizá-lo.
O responsável pela empresa Capital Administradora de Serviços, Célio Batista, enfatiza que a empresa é responsável pela mão de obra dos serviços de coleta e que estes profissionais recolhem apenas o lixo doméstico da cidade.
Célio ressalta que já aconteceu de um órgão de saúde misturar o lixo doméstico com o lixo hospitalar. Contudo, os coletores identificaram o caso, os responsáveis foram orientados e a situação não voltou a acontecer.
O Vilhena Notícias foi informado que a empresa Moura & Paz é a responsável pela coleta de lixo hospitalar da cidade, porém não conseguiu manter contato com a proprietária da empresa, que está em viagem.
Já o secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, estava em reunião e não pode falar com a reportagem.
Riscos
Diversos catadores de lixo circulam no lixão municipal e retornam a Vilhena para o descanso no final do dia. Num caso hipotético de exposição a lixo hospitalar contaminado, esse catadores podem ser precursores da disseminação de uma grande variedade de doenças na cidade.
Fotos: Colaborador do Vilhena Notícias