É HOJE: Eleição para conselheiros tutelares vai até às 17h

1531

A eleição do Conselho Tutelar de Vilhena acontece neste domingo, das 8h às 17h, na escola estadual Álvares de Azevedo. Ao todo são 57 candidatos que concorrem às 10 vagas. Todos podem votar e a participação popular é ressaltada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que apoia a organização do processo. Veja na tabela em anexo todos os nomes e números para votar.

“O Conselho Tutelar é a porta de entrada para os casos de abusos, violência ou restrição de direitos das crianças e adolescentes. É importante que a população utilize muito o Conselho e também que escolha bem seus representantes. Estamos felizes com o engajamento popular, pois é a eleição que mais teve candidatos até hoje e também aquela que teve a maior divulgação”, explica Genivaldo Santos, pastor e presidente do CMDCA.

O pastor lembra que recentemente muitas crianças oriundas da Venezuela se encontram na cidade em situação de rua. Além disso, conta que a maior parte dos casos de abuso acontece no seio da família e, por isso, o acompanhamento das autoridades deve ser minucioso. Nestas duas situações o Conselho Tutelar age com órgão importante da rede de proteção que envolve várias entidades da Prefeitura e do Estado.

O secretário adjunto da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), Rafael Reis, explica a importância dessa eleição para Vilhena. “Esse processo fortalece a rede de proteção das crianças e dos adolescentes em nosso município, resguardando os seus direitos conforme o Estatuto delas prevê. Incentivamos a toda a comunidade para participar”, conta.

A organização garante que o resultado poderá ser anunciado cerca de 30 minutos após o encerramento das votações. A apuração acontece na escola palco da eleição.

Nesta nova gestão, o prefeito Eduardo Japonês determinou a valorização do conselheiros através de aumento no salário para o cargo, saindo de R$ 1,8 mil para R$ 2,5 mil, um aumento de quase 40%. Em maio deste ano o prefeito também assinou repasse de mais de meio milhão de reais para apoiar 10 projetos sociais no município. Lembre aqui.

DOIS CONSELHOS – Será implantado no início do ano que vem uma segunda sede do Conselho Tutelar em Vilhena. Os 10 candidatos eleitos se dividirão entre os dois órgãos para prestar serviços à comunidade de forma ainda mais abrangente a partir de 2020.

Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente convida os vilhenenses a participarem da votação para escolha de novos conselheiros tutelares. Lembre-se de levar o título de eleitor e um documento com foto.

           

 

Fonte: Semcom