Um senhor de 93 anos, Armando Soliz, morador do distrito de Surpresa, finalmente oficializou sua união com a cônjuge que convive há 44 anos.
O registro só foi possível por que o Poder Judiciário do estado de Rondônia tem desenvolvido a Operação Justiça Rápida Itinerante e chegou até os ribeirinhos. Nascido em 1930, num seringal, na região fronteiriça com a Bolívia, Armando Soliz já foi seringueiro, pescador e extrativista. Infelizmente a matéria do Poder Judicário não informou o nome da esposa de Armando.
O casal foi atendido pelo conciliador Eduardo Alexis Cavalcante e recebeu das mãos do juiz Audarzean Santana, coordenador da operação, o documento expedido pelo Cartório de Registro Civil de Guajará-Mirim, que integra a equipe do Poder Judiciário nessas duas semanas de atendimento às comunidades indígenas e ribeirinhas, no Vale do Guaporé.
De acordo com a publicação do Poder Judiciário de Rondônia, não há registro de outra pessoa atendida com idade tão avançada durante a operação itinerante da Justiça de Rondônia. A filha do casal, que acompanhou a audiência de conversão da união estável em casamento civil, conduziu os pais até o barco Walter Bártolo, pelas ruas encascalhadas do distrito de Surpresa, local em que a embarcação está ancorada para atendimento médico, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau); e jurisdicional, pela equipe do Judiciário.