O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou na terça-feira (2), em conversa com a imprensa, que já há estudos para a reativação da locomotiva da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). “A locomotiva envolve uma complexidade maior porque diz respeito a ida dela até a igrejinha de Santo Antônio. Na enchente de 2014 foram levados pelas águas aproximadamente, uns mil metros do local de terra onde passavam os trens. E isso é uma complexidade maior que vai ficar para um segundo momento”, informou Hildon Chaves.
O prefeito falou da expectativa do projeto da reativação da locomotiva antes da cerimônia de comemoração aos 104 anos de criação do Município de Porto Velho. A revitalização do Complexo da EFMM deverá acontecer no prazo de 18 meses. Durante a cerimônia, o diretor de operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, comunicou que a primeira etapa será nos próximos cinco meses, com a proteção do rio Madeira, e em seguida, com previsão para março, iniciar a revitalização do complexo.
A Santo Antônio Energia mais vez está participando de uma ação do município valorizando os aspectos culturais, e contribui com uma boa parte do valor da obra. “O intuito é valorizar o Patrimônio Histórico Cultural do Município de Porto Velho. Essa é uma obra de grande porte, com mais de 35 milhões. E a Santo Antônio vem valorizando mais uma vez as empresas locais de Porto Velho e do Estado”, disse o diretor de operações da Santo Antônio.